22 de julho de 2024
PLANTIO

Projeto de Lei facilita arborização urbana em Bauru

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
André Fleury Moraes
Iniciativa do vereador Fabiano Mariano (SD) permitirá, se aprovada, que munícipes solicitem à prefeitura plantio de árvores

Um projeto de lei (PL) do vereador Fabiano Mariano (Solidariedade) pode facilitar a arborização urbana em Bauru.

O texto cria o programa "prefeitura leva e planta uma árvore para você" e determina que a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) disponibilize canais de comunicação para que o munícipe solicite o plantio de uma espécie em frente a seu imóvel.

Se aprovado o pedido, diz o projeto, a pasta terá 30 dias para vistoriar as condições do local e plantar efetivamente a muda sem custo algum ao morador, que fica posteriormente responsável pela manutenção da árvore.

Caberá à Semma, segundo a proposta de Mariano, indicar ao munícipe espécies de mudas adequadas ao local solicitado - o morador, então, escolhe uma delas.

Caso a pasta não tenha a muda solicitada ou a espécie objeto do pedido não esteja dentro das normas, a responsabilidade sobre a escolha da árvore a ser optada recai sobre a própria secretaria.

O vereador Mariano afirmou ao JC nesta quarta-feira (17) que a iniciativa se deve à dificuldade que muitos munícipes têm em plantar uma árvore em frente às ruas residências.

"Por qualquer motivo. Seja por dificuldade de plantio, seja em razão da falta de tempo por causa do trabalho", explica. "Isso garante mais qualidade de vida à cidade", complementa.

O parlamentar ressalta, no entanto, que questões urbanísticas não são o único benefício advindo do projeto.

Mais do que isso, afirma, o texto permite à prefeitura ter controle sobre as árvores que serão plantadas no município. "A Semma sabe, afinal, qual vai ser a espécie adequada em cada local", observa.

"É importante destacar que o plantio desorganizado, sem medidas e de árvores inadequadas para a localidade, pode trazer diversas consequências indesejáveis, como por exemplo podas drásticas devido à altura incompatível com a rede elétrica, rachaduras e quebras de calçadas, má formação das árvores plantadas em locais não adequados ou árvores exóticas" , prossegue.

Mariano já conversou com a secretária Gislaine Magrini, titular do Meio Ambiente, que deu sinal verde à implementação do programa. "Isso aproxima a população da prefeitura e garante sustentabilidade ao município", observa o vereador.