16 de julho de 2024
UNITAU

O futuro da UNITAU e a generosidade do tempo

Por Nara Fortes | Taubaté
| Tempo de leitura: 3 min
da redação
João Rangel
Professora Reitora Nara Fortes

Outro dia, a caminho da reitoria da UNITAU, passando pela Praça da CTI e olhando para o imponente relógio que é um símbolo da cidade de Taubaté, comecei a refletir sobre a velocidade da passagem do tempo e no quando ele, o tempo, tem sido um importante aliado.

Completados seis anos de gestão à frente da Universidade de Taubaté, dois do segundo mandato, sinto que o tempo foi generoso comigo e com as equipes que escolhi para essa desafiadora missão de conduzir a maior universidade pública municipal do país à sustentabilidade. Quanta coisa já fizemos juntos!

Criamos grupos de trabalho técnicos e altamente capacitados e um Plano de Desenvolvimento Institucional sólido, que tem nos guiado pelos caminhos da sustentabilidade financeira, da valorização dos recursos humanos, da inovação pedagógica e administrativa e da responsabilidade socioambiental.

Perseguindo nossos objetivos, nos quatro primeiros anos de gestão, mesmo com os desafios da pandemia da covid-19, conseguimos reorganizar a casa, colocamos as finanças em dia e ganhamos fôlego para realizar projetos maiores que, graças aos resultados que conquistamos durante o primeiro mandato e também à confiança da comunidade acadêmica, que me reconduziu ao cargo de reitora, tornaram-se uma realidade já nesses primeiros dois anos do segundo mandato. Posso citar alguns.

Criamos um campus fora de sede, em Caraguatatuba, lançamos novos cursos de graduação, ampliamos e modernizamos a educação a distância, conquistamos a aprovação de um novo doutorado e lançamos o programa de pós-doutorado. Construímos a clínica de medicina veterinária, revitalizamos espaços importantes de aprendizagem e investimos na reforma do Bom Conselho e na modernização de salas de aula e das áreas de convivência. Também viabilizamos o programa de progressão de carreira para professores e o cartão presente concedido a todos servidores. E mesmo com tudo isso, nunca antes a UNITAU esteve tão sustentável. Fechamos os últimos anos com superávits de mais de R$ 20 milhões.

Estamos agindo no presente, pensando no futuro e, justamente por isso, a UNITAU tem ganhado projeção e liderado discussões nacionais importantes ao lado de outras instituições de ensino superior públicas, com foco na ampliação do acesso à graduação por meio de políticas que contemplem também as instituições municipais.

Nossa força e nossa atuação nesse cenário, inclusive, me levou à vice-presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para o biênio de 2024-2026. Atualmente, também estou como vice-presidente da Associação de Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Aimes-SP) e secretária geral da Associação Nacional de Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes).

Vejam quantas conquistas em apenas seis anos! Por tudo isso, digo que o tempo tem sido generoso comigo e com a UNITAU. E ainda vamos fazer muito mais. Os próximos dois anos serão de dedicação intensa para consolidar essa trajetória de amor pela educação. Uma educação transformadora, que promove o desenvolvimento regional e estadual por meio de pesquisas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, que estimulam o olhar crítico dos profissionais e a busca por soluções para os problemas da sociedade.

E quando essa gestão terminar, e nós não estivermos mais aqui, permanecerá o nosso legado. Desejo que ele possa fazer a diferença na história da maior Universidade Municipal do país por mais 50, 100 anos. Enquanto sigo trabalhando, agradeço a generosidade do tempo!

Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes
Reitora da Universidade de Taubaté