16 de julho de 2024
ESCORPIÕES

Araçatuba tem redução nos acidentes com escorpiões em junho

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Redes sociais
No acumulado do ano, até agora, Araçatuba soma 470 acidentes com escorpiões

Araçatuba apresentou uma redução considerável no número de acidentes com escorpiões registrados em junho, em comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde. Na sexta-feira, 12, foram divulgados os números que mostram que, em junho, ocorreram 48 acidentes, enquanto em maio foram registrados 85, representando uma queda de aproximadamente 43,5%.

No acumulado do ano, até agora, Araçatuba soma 470 acidentes, com 10 casos registrados nos primeiros dias de junho. Comparativamente, no ano passado, foram notificados 1.525 casos, o maior número desde o início do monitoramento em 2020.

Crianças, donas de casa, profissionais da construção civil e agricultura, que frequentemente manipulam produtos agrícolas, estão entre os grupos de maior risco. Escorpiões preferem locais secos e temperaturas amenas, o que os leva a buscar abrigo dentro das residências, em roupas e calçados, por exemplo.

Para evitar incidentes, é recomendado o uso de telas em janelas e ralos, a verificação cuidadosa de calçados e roupas antes de usá-los, e a sacudida de roupas de cama. A eliminação de entulhos também é uma medida eficaz.

Em caso de picada de escorpião ou outro animal peçonhento, a recomendação é higienizar o local com água e sabão e procurar imediatamente a Santa Casa de Araçatuba, o único lugar na cidade que fornece o soro antiescorpiônico.