16 de julho de 2024
BOTUCATU

27 motoristas se recusam a fazer teste do bafômetro em operação

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Polícia Civil/Divulgação
Das 20h às 22h30, o bloqueio foi realizado na Praça Rubião Junior; das 23h30 às 2h, a operação ocorreu na avenida Vital Brasil

Durante a Operação Direção Segura Integrada realizada nesta sexta-feira (12) e madrugada de sábado (13) em dois locais diferentes de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), 27 motoristas abordados se recusaram a fazer teste do etilômetro (bafômetro). A infração é considerada gravíssima e resulta em aplicação de multa no valor de R$ 2.934,70, além de processo de suspensão da carteira de habilitação por 12 meses.

A ação reuniu equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) e das Polícias Civil, Científica e Militar. Das 20h às 22h30, o bloqueio foi realizado na Praça Rubião Junior. Das 23h30 às 2h, a operação ocorreu na avenida Vital Brasil.

No total, 482 condutores foram abordados e 27 se negaram a fazer teste do bafômetro. Durante a operação, foram lavradas 32 autuações administrativas e dois automóveis e uma moto foram recolhidos. Nenhum crime de trânsito foi registrado.

De acordo com o Detran, quando o índice de alcoolemia registrado é de até 0,33mg/L, o condutor será multado e terá a CNH apreendida e veículo retido. Posteriormente, será instaurado processo de suspensão de 1 ano de validade de sua CNH.

Já quando o índice de alcoolemia ultrapassa 0,34mg/L, aplica-se todos os procedimentos anteriores e está configurado crime de trânsito, que pode resultar na prisão em flagrante do condutor, também sujeito a pena de seis meses a três anos de prisão.