16 de julho de 2024
LUTO

Morre Tobias, formado no Noroeste e campeão pelo Corinthians

Por |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Arquivo Corinthians
Tobias no dia do título paulista de 1977

Tobias, goleiro do Corinthians entre 1975 e 1978, faleceu na madrugada deste sábado (13), 13, aos 75 anos, de insuficiência respiratória. Ele era titular da equipe nas históricas campanhas do vice-campeonato brasileiro de 1976 (invasão do Maracanã) e no título do Campeonato Paulista de 1977, que encerrou um jejum de quase 23 anos sem títulos. Tobias chegou ao Corinthians em 1975, após jogar nas categorias de base do Noroeste, onde começou em 1967, e no time profissional do Guarani.

Natural de Agudos, José Benedito Tobias atuou no Alvinegro entre 1975 e 1978. Sua estreia no time ocorreu em outubro de 75, quando ajudou o Corinthians a vencer o Moto Club por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. A primeira grande façanha de Tobias com a camisa alvinegra foi na chamda Invasão Corinthiana no Maracanã, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense, quando garantiu o empate por 1 a 1 no tempo normal e ainda defendeu duas cobranças na disputa de pênaltis, selando a vaga na final do torneio. A outra, foi a conquista do título que deu fim ao jejum de 23 anos, o Paulistão de 1977, com a vitória sobre a Ponte Preta por 1 a 0, no Morumbi.

Após a passagem pelo Timão, foi para o Athletico-PR, onde foi campeão paranaense naquele ano com o Furacão. Também teve períodos no Leônico (BA), Fluminense, Bangu, Rio Negro (AM), Campinense, além de um retorno ao Sport. Encerrou a carreira em 1986, após passagens por Paranavaí (PR) e Jalesense (SP).

O Corinthians se solidariza com a família, amigos e lamenta profundamente a morte de um dos ídolos da história do Timão: “O Sport Club Corinthians Paulista lamenta, com imenso pesar, o falecimento de Tobias, goleiro campeão paulista com o Timão no histórico título de 1977. Goleiro alvinegro na Invasão Corinthiana no Maracanã, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, Tobias defendeu duas cobranças na disputa de pênaltis, selando a vaga na final do torneio. A outra passagem emblemática foi a conquista do título que deu fim ao jejum de 23 anos, o Paulistão de 1977, com a vitória sobre a Ponte Preta por 1 a 0. Tobias realizou 125 jogos pelo Timão. Sua última partida foi em maio de 1978, deixando o clube em sequência, rumo ao Athletico-PR. O Corinthians se solidariza com a família, amigos e lamenta profundamente a morte de um dos ídolos da história do Timão”.

O Noroeste também emitiu uma nota de pesar: "O Esporte Clube Noroeste lamenta profundamente a perda de mais um de seus ídolos do passado, o ex-goleiro Tobias, natural de Agudos, que nos deixou neste sábado (13), aos 75 anos, vítima de insuficiência respiratória. Revelado pelo Norusca no final dos anos 60 e atleta do profissional no início dos anos 70, Tobias também defendeu com destaque o Guarani, Corinthians. Athletico (PR), Fluminense (RJ), Bangu (RJ), Sport (PE), entre outros. Ele encerrou a carreira em 1986. Desejamos força aos familiares e amigos neste momento difícil."