16 de julho de 2024
HOMENAGEM

Obra infantil ‘Nisinha’ homenageia a médica Nise da Silveira


| Tempo de leitura: 2 min
Primeiro infantil do jornalista e editor João Correia Filho, ‘Nisinha’ traz questionamentos sobre a loucura, o inconsciente, a imaginação e a arte

Repleto de perguntas engraçadas e desconcertantes, dessas que as crianças adoram, o livro infantil Nisinha, do jornalista e editor João Correia Filho, com ilustrações de Chris Tragante, parte de ideias e conceitos difundidos pela médica Nise da Silveira para trazer reflexões sobre a loucura, a imaginação, o inconsciente, os sonhos e, principalmente, a arte, grande ferramenta de cura que fez de Nise uma personalidade mundial.

Primeira obra infantil de João Correia Filho, Nisinha será lançado em Bauru neste sábado (13), a partir das 15h, no Espaço Coletivo Vila, que fica na rua Antonio Alves, 16-15, centro. Nisinha, nossa personagem, é uma menina muito curiosa que acorda de madrugada e vai silenciosamente até sua casa na árvore, onde faz perguntas a uma série de criaturas monstrambólicas.

"Senhor Monstrengo, hoje eu ouvi minha mãe dizer que o mundo está cheio de gente louca. O que é ser louco?" ou "Senhor Bicho Esquisito, o que é a imaginação?" Às indagações da menina, a cada madrugada, um novo monstro reponde com frases inspiradas nos pensamentos de Nise da Silveira, sempre de forma poética e cheia de simbologias. "- Hm... É muito difícil dizer. Mas todo mundo tem pouco de loucura, você não acha?" ou "Taí uma pergunta com muitas respostas. O importante é que você viva a imaginação a todo instante, Nisinha, pois ela carrega nossa realidade mais profunda."

João Correia Filho conta que a sugestão de fazer um livro homenageando Nise da Silveira veio da amiga e parceira de trabalho Fabiana Biscaro, admiradora da médica alagoana. No início de 2024, o editor resolveu abraçar o projeto e iniciou uma pesquisa sobre a vida e a obra de Nise, dando destaque a suas ideias e frases emblemáticas.

O resultado é uma narrativa que propõe algumas leituras: enquanto conta a história de uma menina curiosa que dialoga com criaturas fantásticas e descobre a importância da arte e dos sonhos, o livro incita reflexões sobre temas importantes como o inconsciente, a imaginação, a liberdade (Nise foi presa durante a ditadura de Getúlio Vargas), a loucura e, claro, a arte e o afeto.

"Penso que Nisinha dialoga com as crianças por sua história cheia de mistérios e por suas sugestivas ilustrações, assinadas por Chris Tragante. E levanta discussões entre pais, professores, psicólogos, artistas e arteeducadores", completa João.

O livro é uma publicação da Mireveja, editora fundada em 2019 por João Correia Filho, que vive em Bauru e jornalista com especialização em Jornalismo Literário. É autor de Lisboa em Pessoa, À luz de Paris, São Paulo, literalmente e Buenos Aires, livro aberto, que inauguraram um novo estilo de livros de viagem. Com Lisboa em Pessoa, recebeu o Prêmio Jabuti 2012, categoria Turismo. Nisinha é sua estreia para crianças.

Já Chris Tragante é ilustradora, doutora em educação e professora de arte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Matão. Adora animais tal qual Nise da Silveira e sempre gostou de desenhar seres encantados e criaturas estrambólicas. Este é seu terceiro livro infantil.