O homem de 60 anos que morreu na última segunda-feira (8), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Geisel, após consumir uma marmita doada, morreu em decorrência de uma pneumonia. A informação preliminar foi passada à Polícia Civil pelo Instituto Médico Legal (IML), conforme o JCNET apurou.
O óbito foi registrado como morte suspeita. Além do laudo definitivo, faltam ser encaminhados à autoridade policial exames toxicológico e patológico, que não devem alterar a causa da morte, informaram à reportagem.
De acordo com o boletim de ocorrência (BO) registrado a partir de comunicação de óbito feita pela unidade de saúde, Nelson Barbosa Sales foi levado à UPA por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ele deu entrada na unidade de saúde com quadro de vômito e diarreia, sintomas que, segundo registro policial, teriam começado após ele comer uma marmita doada por um terceiro, situação que levantou suspeitas.
Ainda de acordo com o documento, Sales foi atendido e medicado, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, a Secretaria de Saúde informa que, ao contrário do que constava em Boletim de Ocorrência, o paciente não teve alta da UPA Geisel, onde deu entrada por volta de meia-noite de segunda (8), conduzido pelo Samu.
"Após passar por consulta, foi medicado para diarreia e vômito. Por volta das 2h, o paciente, de 60 anos de idade, apresentou piora no quadro clínico, sendo transferido, imediatamente, para a sala de emergência, onde foi assistido pela equipe médica. No entanto, apesar dos esforços da equipe, faleceu minutos depois”, informa a nota.
A pasta ressalta que o paciente recebeu toda a assistência e cuidados necessários para a melhora e conforto de seu quadro clínico e se solidariza com familiares e amigos do paciente.