16 de julho de 2024
OPINIÃO

Drenagem urbana em Bauru

Por Edmilson Queiroz Dias |
| Tempo de leitura: 3 min
O autor é arquiteto e urbanista

"A natureza permeia a cidade, forjando as relações entre ela e o ar, o solo, a água e os organismos vivos em seu interior e em sua volta". Arqª. Paisag. Anne Whiston Spirn

A urbanização desordenada das cidades brasileiras tem causado grandes impactos e transtornos à população e ao meio ambiente. A ausência das galerias de águas pluviais é a causa de ocorrências como transbordamentos de rios, córregos e consequentes inundações. A falta de planejamento, e a consequente impermeabilização do solo, em eventos climáticos como as chuvas, passaram a afetar com maior frequência os ocupantes de áreas ribeirinhas próximos aos fundos de vales.

E qual a importância da drenagem urbana? Trata-se do sistema de controle das águas de chuvas por meio de galerias de águas pluviais, conduzindo-as de forma disciplinada até um curso d'água para recebe-las. Os sistemas de drenagem mitigam os impactos das chuvas, evitando enchentes, alagamentos, deslizamentos e erosões nas áreas urbanas. Possui caráter sanitário evitando doenças causadas por águas poluídas.

A ausência de drenagem urbana causa problemas com o excesso de água de chuva correndo sobre a superfície das vias públicas, causando transtornos às pessoas, ao patrimônio público e privado, prejuízos econômicos, colocando inclusive VIDAS em risco.

Trata-se de um sistema de gestão com responsabilidade do município, a quem cabe controlar a política de planejar, executar e fazer a manutenção do sistema da coleta até o lançamento nos corpos d'águas naturais.

Bauru é dividida em 12 setores, conforme o Plano Diretor de 2008, sendo que estes setores são definidos em função das bacias hidrográficas, isto é, dos córregos existentes dentro do perímetro urbano. Cada setor possui um córrego atravessando seu espaço já consolidado com ruas e construções. Em cada setor as águas das chuvas escoam para os locais mais baixos, os fundos de vale, havendo a necessidade das redes de drenagem.

Não há rede de drenagem em toda a cidade, apenas em parte, muitas delas insuficientes para o escoamento das águas de chuvas, que quando intensas, acabam por causar transtornos e prejuízos invadindo casas e comércios, danificando ruas e bens públicos. Este efeito ocorre em várias partes de cidade.

A avenida Nações Unidas é uma das partes da cidade que sofre com as chuvas e é recorrente ser "refeita" nos trechos destruídos após estes eventos climáticos, causando danos e prejuízos. Fica difícil mensurar os custos com o que já se gastou, gasta e continuará gastando para mantê-la.

É necessária uma intervenção definitiva para evitar que está importante via de ligação, entre várias partes da cidade, deixe de ser um "drama em dias chuvas fortes" e cumpra seu principal papel - servir de caminho para a população em seus deveres e afazeres diários.

Em outros fundos de vales da cidade também ocorrem esses eventos devido as enchentes, o que torna esta questão da drenagem urbana em Bauru um problema a ser resolvido de forma exclusiva e integrada. É necessário conter o impacto das chuvas já a partir das nascentes e ao longo dos córregos existentes na área urbana.

Está previsto no Plano Diretor Participativo de Bauru de 2008, nos artigos 160, 161 e 162, ações de prevenção e controle das águas de chuvas, sendo necessário que os administradores públicos executem o que está previsto. Esta não uma é tarefa simples, nem somente para uma única gestão, mas precisa ser colocada em prática.

Os problemas das enchentes em Bauru são complexos, necessitando de soluções de drenagem para toda a área urbana, como ocorre em algumas cidades brasileiras e no exterior. Exemplos de projetos e execução bem sucedidas não faltam.