16 de julho de 2024
MESTRE DO XADREZ

Victor Buriti Kawamoto é uma promessa no xadrez brasileiro


| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo Pessoal
Victor foi campeão do Festival Sudeste Criança e Juventude 2024 (veja fotos no final)

Aos 15 anos, Victor Buriti Kawamoto é uma promessa no xadrez brasileiro. O jovem já foi Campeão Estadual de Xadrez e medalha de bronze nos Jogos Escolares Sul-Americanos do Chile em 2023. Nos dias 21, 22 e 23, ele participou do Festival Sudeste Criança e Juventude 2024 — onde conquistou o primeiro lugar e um título de Mestre Nacional.

Seu primeiro contato com o xadrez ocorreu aos 8 anos, mas foi só aos 10 que o interesse pelo esporte cresceu.

"Comecei a frequentar os polos de xadrez em Bauru junto com o Eric Piassi, que ministrava as aulas", conta o jovem.

Entre as competições mais importantes de que participou ele destaca a série  de Jogos Escolares. Victor foi campeão na etapa estadual, em Águas de Lindóia e seguiu para Brasília para disputar a fase nacional. "Os jogadores eram muito fortes e foi um desafio me adaptar a essa experiência num local novo", relembra.

O incentivo veio principalmente de sua família e do treinador Eric. "Minha mãe sempre me incentivou bastante, assim como minha família em geral", afirma. O professor foi o primeiro a perceber o talento do jovem para o esporte.

A rotina de treinos é intensa. "Treino praticamente todos os dias, nem que seja uma horinha. Em véspera de campeonato eu foco mais, chegando a praticar quatro horas por dia", explica. Ele prefere jogar contra o treinador em vez de utilizar o computador para exercitar.

Apesar da pressão nas competições, Victor aprendeu a lidar com isso com o tempo. "Antes eu sentia mais a pressão, mas agora já aprendi a lidar", afirma. O jovem também se dedica a outros hobbies como basquete e navegar na internet, equilibrando os treinos com os estudos.

Sobre o futuro, Victor deseja continuar no xadrez e enfrentar os melhores jogadores do Brasil. "Quero treinar e melhorar para, no futuro, competir contra os jogadores mais fortes", planeja.

O próximo desafio de Victor é nos Jogos Regionais em Botucatu, que iniciaram nesta semana.