16 de julho de 2024
EM BAURU

Furtos e vandalismos continuam assolando Cemitério da Saudade

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Ladrões não conseguem carregar alto volume de vasos e deixam parte para trás

Os furtos e atos de vandalismo aumentaram no Cemitério da Saudade de Bauru e ameaçam até mesmo o trabalho de zeladores de túmulos particulares. Um desses profissionais, que preferiu se identificar, afirmou que os atos criminosos ocorreram todos os dias nas últimas semanas. A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) é a administradora responsável pelos cemitérios municipais.

De acordo com o zelador, os objetos mais furtados são feitos com bronze, como vasos, cruzes e placas. O serviço oferecido por eles é, justamente, fazer a limpeza desses adornos. E se esses materiais são furtados, a família dos falecidos para de contratar os trabalhadores de zeladoria.

O profissional também afirma que há práticas de vandalismo. No mês passado, túmulos foram depredados e cruzes foram quebradas.

Os objetos mais visados são de bronze e têm valor sentimental para as famílias. "Não é justo o que estão fazendo", diz. O trabalhador cobra mais ações de proteção do espaço público por parte da administradora e da Prefeitura.

A Emdurb afirma que esses crimes ocorrem em momentos em que a equipe de funcionários está reduzida, como nos finais de semana. Segundo a empresa pública, há quase um ano não ocorriam frutos dessa espécie. A assessoria afirma que o fato de o espaço ser grande facilita que pessoas levem os objetos sem serem percebidos.

Sobre medidas preventivas, a assessoria ressalta que a Emdurb tem permitido acesso exclusivo de visitantes pelo portão da avenida Rodrigues Alves, na quadra 19. Além disso, afirma que realocou funcionários para auxiliar no controle de entrada.

Entretanto, a Emdurb não comentou sobre aumentar a vigilância no período noturno. A empresa afirma que os furtos provavelmente ocorrem durante o dia, em contrapartida com a denúncia do zelador, que apontou que os crimes acontecem de noite ou madrugada.