27 de julho de 2024
DISPUTA ELEITORAL

Federação PT-PV-PCdoB vai apoiar Gazzetta a prefeito e PT racha

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
O ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta (PV)

O diretório nacional da federação que abrange os partidos PT, PV e PCdoB decidiu, em documento divulgado na tarde desta terça-feira (2), apoiar a candidatura do ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta (PV) ao Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura de Bauru.

Gazzetta esteve à frente do município entre 2017 e 2020 e terminou a disputa em terceiro lugar, não tendo chegado sequer ao segundo turno – que acabou travado entre Suéllen Rosim (PSD), eleita, e Dr. Raul (Podemos).

O fechamento em torno do nome de Gazzetta enterra uma disputa que vinha sendo travada entre duas alas do PT em Bauru – uma liderada pelo presidente da legenda, Cláudio Lago, e outra pela vereadora Estela Almagro.

Interlocutores do partido em Bauru admitem que não veem capilaridade eleitoral em torno do ex-prefeito, que obteve ínfimos 8,91% dos votos em 2020 mesmo com a máquina pública na mão, mas veem nisso uma estratégia para pulverizar os votos no primeiro turno das eleições.

O JC apurou que a definição sobre o nome de Gazzetta já gerou, ao menos até o início da noite desta terça, uma espécie de “debandada” de pré-candidatos que apoiariam Cláudio Lago à chapa majoritária. Isso pode interferir nos votos de legenda. Há mensagens de protesto na Internet com o slogan "Sou PT. Não voto Gazzetta".

Por outro lado, há a expectativa de que simpatizantes de Gazzetta e filiados ao PT preencham eventuais candidaturas vagas.

Integrantes da direção do PT em Bauru ainda não decidiram se vão ou não permanecer nas funções. Há até uma discussão sobre liberar filiados a apoiarem eventuais outros candidatos.