31 de agosto de 2024
FILME

Longa-metragem é aprovado entre 420 inscritos no estado


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Diretor Ricardo Fernandes Rodrigues trabalha nos 128 personagens da história, que contará com 48 cenários

Um projeto cultural desenvolvido por um morador de Jaú (SP) foi o único da região aprovado no edital de longa-metragem de baixo orçamento da Lei Paulo Gustavo. Dentre os 420 projetos inscritos, "Criolando, O Anjo das Flores" ficou em terceiro lugar em todo o estado de São Paulo, sendo autorizado o repasse de R$ 1 milhão para a execução do filme (https://www.cultura.sp.gov.br/edital-lpg-002-2023/).

"Este resultado foi uma surpresa para nós, por conta das exigências do edital e a concorrência muito forte das produtoras de porte muito maior que a nossa. Ficamos muito felizes, porque significa que estamos no caminho certo com um projeto totalmente autoral", diz o diretor cinematográfico Ricardo Fernandes Rodrigues. Atualmente, o filme em animação stop motion está em fase de produção, com previsão de mais dois anos para ser concluído. Porém, ele será feito com recursos próprios e pela Lei de Incentivo Audiovisual (Ancine), diante da necessidade de maior tempo para produzi-lo.

Para a composição deste longa-metragem é necessária a criação dos personagens, incluindo protagonistas, coadjuvantes, secundários e figurantes. Também serão desenvolvidos sets de filmagem em maquetes com diversos objetos de cena. "Cada personagem é feito à mão. A criação de cada boneco pode levar de uma semana a um mês, dependendo da complexidade". O filme é baseado em fatos reais, conta com 48 cenários e 128 personagens darão vida à história de Criolando, um menino de 8 anos, negro, que vive na periferia, possui deficiência intelectual e dons místicos. Ele enfrenta a decisão de amadurecer ou tornar-se o "Anjo das Flores", que conforta aqueles que estão prestes a partir, desafiando o mundo com sua espiritualidade em uma odisseia de amor e humanidade.

Ricardo Fernandes Rodrigues é diretor no cenário cultural brasileiro. Seu trabalho brilha no Brasil e no Exterior, tendo conquistado inúmeras premiações. Além da aclamada atuação na direção e roteirização, ele é um exímio gestor de projetos culturais. É artista plástico criativo e versátil.