27 de dezembro de 2024
SAÚDE E BELEZA

Rosácea ou acne: conheça as diferenças e tratamentos

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min

Pele avermelhada com alguns edemas e pronto: você já começa a se autodiagnosticar com acne Sabia que as chances de não ser acne são grandes? Ainda mais considerando pessoas adultas.

A rosácea é uma condição que deixa a pele mais vermelha e com alguns edemas, e que muita gente confunde com acne. Então, vamos entender a diferença? Eu conto tudo a seguir.

O que é rosácea?

Rosácea é uma condição crônica da pele que afeta, sobretudo, o rosto. Ela se manifesta através de vermelhidão, inchaço e erupções cutâneas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Além disso, pode causar sensibilidade e sensação de queimação na pele. Embora a causa exata não seja totalmente compreendida, fatores genéticos, ambientais e vasculares podem desempenhar um papel no desenvolvimento da rosácea. Por ser uma condição crônica, ela não tem cura. Mas existe como prevenir os surtos, com os devidos cuidados.

E o que é acne?

Já a acne é uma condição comum da pele que ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos com óleo e células mortas. Isso pode levar ao desenvolvimento de cravos, espinhas e cistos. A acne é mais comum durante a adolescência devido às mudanças hormonais, mas também pode afetar pessoas adultas. Existem diferentes tipos de acne, incluindo acne comedonal (cravos e espinhas pequenas), acne inflamatória (espinhas vermelhas e inchadas) e acne cística (inflamações mais profundas e dolorosas). Apesar de poder ocorrer em várias áreas do corpo, é mais comum no rosto e nas costas. Fatores como predisposição genética, alterações hormonais, estresse, dieta e certos medicamentos podem contribuir para o desenvolvimento da acne.

Qual é a diferença entre rosácea e acne?

Enquanto na rosácea, as lesões tendem a se concentrar na área central do rosto, como bochechas, nariz, testa e queixo, a acne pode ocorrer em várias partes do rosto, costas, sobretudo. As lesões da rosácea geralmente incluem vermelhidão persistente, vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias), inchaço e, às vezes, pápulas ou pústulas. Por outro lado, a acne geralmente se apresenta como cravos, espinhas, pústulas e cistos. Outra diferença são os fatores desencadeantes. A rosácea aparece com luz solar intensa, calor, alimentos picantes, bebidas alcoólicas, estresse emocional e certos medicamentos. Lembrando que é uma condição sem cura. Enquanto isso, os desencadeadores comuns da acne incluem alterações hormonais, excesso de oleosidade na pele, uso de produtos cosméticos comedogênicos e certos medicamentos. Diferente da rosácea, a acne tem cura.

Como tratar a rosácea

O tratamento da rosácea geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir cuidados com a pele:

Use produtos suaves e adequados para peles sensíveis, como sabonetes não irritantes e hidratantes sem fragrâncias, pode ajudar a reduzir a irritação e a inflamação da pele. Evitar produtos que contenham ingredientes ásperos, como álcool e fragrâncias.

Aplicar protetor solar diariamente é fundamental para proteger a pele da rosácea dos danos causados pelo sol, que podem piorar os sintomas. É importante escolher um protetor solar de amplo espectro, com FPS 30 ou superior.

Identifique e evite os gatilhos que desencadeiam surtos de rosácea para ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas. Alguns gatilhos comuns incluem luz solar intensa, calor, alimentos picantes, bebidas alcoólicas, estresse emocional e certos medicamentos.

Se os sintomas da rosácea forem leves a moderados, o dermatologista pode prescrever medicamentos tópicos, como cremes ou géis, para reduzir a vermelhidão e a inflamação da pele. Podem ser receitados ainda medicamentos orais e alguns procedimentos como laser e luz pulsada.

Como tratar a acne

O tratamento da acne depende muito do grau dela. Acnes mais leves podem ser tratadas com medicamentos tópicos, já as severas, além de medicamentos tópicos, podem pedir antibióticos. Fora as opções de procedimentos que podem ser feitas para evitar marcas na pele.

De qualquer forma, o primeiro passo é marcar com seu dermatologista e começar a tratar o quanto antes, seja acne ou rosácea!