23 de dezembro de 2024
ACIDENTE

Avião cai no aeródromo de Bauru e mata piloto; VÍDEO

Por |
| Tempo de leitura: 3 min
Jornal da Valinhos
Igor Reis não resistiu aos ferimentos após a queda do 'Barão Vermelho'

Um avião biplano monomotor, vermelho e branco, conhecido nacionalmente como 'Barão Vermelho', pilotado pelo igualmente famoso Igor Reis, caiu logo após a decolagem na manhã desta segunda-feira (10), no aeródromo de Bauru. O piloto, que tinha 51 anos, morreu carbonizado. A queda da aeronave, ocorrida por volta de 9h20, teria sido de bico, segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O piloto, integrante da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (Acro Brasil), e sua aeronave Acro Sport 2 foram uma das atrações do “Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações”, considerada uma das maiores festas de aviação do País, organizada pela Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes) em parceria com a Prefeitura de Bauru. O evento foi realizado na cidade neste final de semana.

No boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, consta que Igor voaria para Mogi Mirim na manhã desta segunda-feira. Uma testemunha em solo relatou que, após detectar uma aparente falha mecânica, o piloto conseguiu manobrar o monomotor com o objetivo de retornar à pista e fazer um pouso emergencial, porém, não conseguiu fazer a aterrissagem em segurança.

Ao chegar à pista, a aeronave, que possuía sistema de armazenamento de combustível nas asas, acabou batendo fortemente contra o solo e pegou fogo, provocando a morte de Igor. Além do Samu, foram mobilizados para o atendimento da ocorrência o Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil e representantes do aeródromo.

Igor Reis era natural de Barra Mansa (RJ), atuava como profissional de tecnologia de informação e tinha como hobby a aviação, área em que começou aos 16 anos. Fez instrução no Aeroclube de Campinas, no Aeroporto dos Amarais. Em 2021, passou a fazer aulas de acrobacia para aumentar a segurança de voo. Atualmente, morava em Valinhos e voltava para casa, no momento em que houve o acidente.

Em Bauru, ele estreou no ano passado e manteve, nesta última edição do evento, a apresentação icônica que recria a cena do filme Top Gun, no qual o personagem Pete “Maverick” Mitchell, interpretado por Tom Cruise, pilota uma Kawasaki H2 ao lado de um caça. Neste domingo (9), a exibição fez subir a adrenalina do público presente.

A façanha da qual ele participou surgiu de uma conversa casual entre apaixonados por aviões e motocicletas, que decidiram concretizar esse sonho audacioso. Igor e o piloto da moto, Italo Mendes, rapidamente se voluntariaram. Com a sincronia e determinação, uniram forças para a apresentação que deixa o público sem fôlego.

De acordo com a reportagem do JCNET, o Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) está no local e deu início aos trabalhos para apontar as razões que provocaram o acidente. Segundo Donizete do Carmo, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), responsável pela manutenção do aeródromo, uma peça foi encontrada na pista e será analisada. O objetivo é apurar se ela tem relação com a queda da aeronave.

PESAR

Por meio de nota, a AstroPontes lamentou profundamente a perda do amigo piloto acrosport Igor Reis, enquanto retornava para sua sede. "Ele participou de forma brilhante como voluntário no 9.º Arraiá Aéreo, que aconteceu durante o final de semana, 8 e 9 de junho no aeródromo. Sua alegria contagiante e sua disposição constante em ajudar causas sociais vão ficar marcadas na nossa lembrança. Siga em paz, meu amigo, no seu grande voo", diz o texto assinado pelo senador Marcos Pontes.

A prefeita Suéllen Rosim também publicou nota de pesar em suas redes sociais. “Igor era um piloto experiente e esteve presente em nosso Arraiá Aéreo, onde também participou com incríveis manobras acrobáticas, encantando a nossa festa. Minha solidariedade a toda a família e amigos. Que Deus possa consolar a todos”, lamentou.