Nos dias 8 e 9 de junho, o Aeródromo (Aeroclube) de Bauru será palco do 9º "Arraiá Aéreo-Inspirando Gerações: Voando Junto com o Rio Grande do Sul". Este evento, que combina o entusiasmo das festas juninas com a adrenalina da aviação, exige uma coordenação aérea de alta complexidade, devido à escala e ao envolvimento massivo de pessoas.
Para a realização de um evento dessa magnitude, com mais de 15 horas de demonstrações aéreas, a Fundação Astronauta Marcos Pontes montou um grande modelo com torre de controle e segurança de voo, seguindo todos os requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. Durante o Arraiá, o espaço aéreo da cidade fica todo coordenado pela equipe do evento.
O responsável por isso é o Coronel João Siqueira, piloto e ex-integrante da Esquadrilha da Fumaça, que conta com uma equipe de 20 pessoas. "Para mim é uma grande honra ser o coordenador de toda parte aérea do Arraiá, devido à magnitude do evento, em particular é uma satisfação muito grande, porque particularmente o nosso astronauta Marcos Pontes é meu amigo e somos colegas de turma, então é muito prazeroso fazer esse serviço e contribuir com essa causa mais do que nobre", destaca Siqueira.
A preparação da parte aérea operacional começa com o pedido de autorização à Anac, órgão regulador da aviação civil brasileira. Para obter esta autorização, é necessário fornecer uma vasta gama de informações, incluindo detalhes sobre o local do evento, os pilotos e as aeronaves que participarão, as entidades envolvidas, o esquema de segurança para o público e participantes, e a dimensão da área de voo. Após a autorização da Anac, solicita-se uma segunda autorização ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro. Esta etapa é crucial para que o evento seja amplamente divulgado nos canais de comunicação próprios da comunidade aeronáutica, garantindo que todos os pilotos estejam informados.
Com as autorizações em mãos, foi implantada uma torre de controle no aeródromo. Nessa torre, controladores experientes, especializados nesse tipo de operação, coordenam todas as atividades aéreas. Durante o evento, o espaço aéreo sobre Bauru é estritamente controlado e restrito aos participantes, assegurando uma gestão precisa das operações.
O 9º Arraiá Aéreo - Voando junto com o Rio Grande do Sul acontece nos dias 8 e 9 de junho de 2024 no Aeródromo de Bauru e é uma realização da Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes) em parceria com a Prefeitura Municipal e JC/JCNET.