27 de julho de 2024
OPINIÃO

Movimento Maio Amarelo 2024

Por Archimedes Azevedo Raia Jr. |
| Tempo de leitura: 2 min
O autor é mestre e doutor em Engenharia de Transportes/USP e Diretor de Mobilidade e Transportes da Assenag

A sinistralidade no trânsito é um grave problema no mundo contemporâneo. Na atualidade, perdem a vida cerca de 1,35 milhão de pessoas/ano em decorrência dos sinistros de trânsito, uma média de 3,5 mil mortes/dia. Aproximadamente 50 milhões/ano sofrem algum tipo de lesão e muitos desses ficam com sequelas físicas, mentais e/ou psicológicas que impedem uma vida normal. As projeções apontam que, se nada for feito, no ano de 2030 ter-se-á um número de mortes/ano próximo a 2,1 milhões.

Em uma decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, foi idealizada a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito 2011/2020, que teve como meta a redução das mortes no trânsito em 50%. Na ocasião, governos de todo o mundo se comprometeram a adotar medidas para prevenir os sinistros de trânsito. Como a meta inicialmente estabelecida não fora atingida, prorrogou-se por um igual período, agora denominada de "Década 2020/2030".

Decorrente a este panorama, criou-se o "Maio Amarelo", que é um movimento internacional que visa conscientizar a sociedade, em geral, para a mitigação das graves consequências dos sinistros de trânsito. A finalidade do movimento é promover ações coordenadas entre as diversas esferas de governo e a sociedade civil com o intento de inserir na pauta dos debates sobre políticas públicas o tema segurança viária.

Espera-se mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos players: órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Urge isolar as ciladas rotineiras sobre segurança viária e concretamente debater o tema, comprometendo-se em atividades pertinentes, além de propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude e profundidade que a questão do trânsito exige, nos mais diversos setores.

No Brasil, o Maio Amarelo adquiriu corpo a partir de 2014, através de uma parceria entre órgãos privados e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. O mês de maio se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas fatais no trânsito.

A denominação do "amarelo" foi devido à cor simbolizar a atenção, a sinalização de advertência no trânsito, bem como o amarelo do semáforo. O Maio Amarelo visa, também, chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos humanos e sociais, emocionais e econômicos, resultantes dos sinistros, para modificar atitudes.

O slogan deste ano, a 11ª edição, é "Paz no trânsito começa por você". É preciso, portanto, fazer-se uma reflexão sobre o comportamento das pessoas para uma vida em sociedade. Ela requer atitudes embasadas no interesse coletivo, onde as ações de cada ser humano podem impactar determinado grupo de pessoas.

Para a sociedade como um todo e em particular no sistema de trânsito, vale a conhecida "Regra de Ouro", que apregoa que cada pessoa não deve fazer à outra aquilo que não gostaria que fosse feito a si. Assim, se submeter responsavelmente à legislação de trânsito é respeitar pessoas. É construir uma sociedade mais fraterna, mais humana, mais responsável. O Maio Amarelo deve ser vivido o ano todo.