Jaú (47 quilômetros de Bauru) promove neste sábado (11), das 8h às 17h, na Praça do Centenário, conhecida como Beco, o Ecosaúde, primeiro mutirão realizado no município para a coleta de resíduos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Quem participar da ação concorrerá a prêmios, como bicicletas. O material recolhido será encaminhado para destinação correta.
No local, será montado ponto de descarte de todos os equipamentos movidos à energia elétrica, com defeito ou quebrado. Será possível descartar também produtos da linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas e ar-condicionado, entre outros); e produtos da linha de informática, como notebooks e celulares, além de pilhas e baterias.
A Unoeste irá disponibilizar ao público aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, fisioterapia, massagem, alongamento e orientações sobre saúde. Na esteira do mutirão, estudantes dos quarto e quinto anos de cinco escolas municipais participam de uma gincana de recolha de eletroeletrônicos, que irá premiar a melhor turma e a melhor escola.
O Ecosaúde é uma parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semeia) e Educação, e a Unoeste. A iniciativa conta com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jaú e Região (Sincomércio).