28 de setembro de 2024
OPINIÃO

A pauta travada e o menino birrento

Por Pedro Valentim |
| Tempo de leitura: 1 min

A pauta travada na Câmara Municipal de Bauru nos faz lembrar do menino birrento dono da bola nos campinhos do passado. Toda vez que era escolhido para jogar na posição que não gostava, levava a bola embora e acabava com o jogo.

Temos que promover uma reflexão crítica acerca da postura de parte da Câmara Municipal no tocante a não colocar em votação o Projeto de Concessão do Tratamento de Esgoto de nossa cidade.

Os constantes adiamentos criam uma verdadeira crise de representatividade e que poderá causar o descrédito de toda classe política como um todo.

Os vereadores têm a autonomia necessária para votar a favor ou contra o Projeto da Concessão de Esgoto. Mas é preciso que decidam porque foram eles mesmos que votaram a favor da urgência do Projeto com 12 votos e incluindo alguns da oposição. E por que essa proscratinação política agora?

Agora, se um lado querer pautar o Projeto para debate e votação só quando tiver certeza que tem a maioria dos votos, trata-se de imposição que não combina com democracia. Perder ou ganhar faz parte das concepções do Legislativo. E não pode e nem deve ser de outra forma.

Porque estão se igualando ao menino birrento que leva a bola embora quando está descontente com o andamento do jogo. Tal iniciativa não é justa e nem democrática.

Portanto, nobres edis, independentemente de serem favoráveis ou contra o Projeto, por favor, votem e decidam! E parem com este 'haraquiri político' ainda que tardia!

Mesmo porque só faltam 5 meses para a eleição municipal.

PS - O Cássio deu um belo exemplo no Corinthians. Muitas vezes na vida da gente é preciso recuar e fazer autocrítica.