17 de dezembro de 2025
CONTRA FEBRE AMARELA

Botucatu intensificará vacinação contra Febre Amarela conforme orienta Estado


| Tempo de leitura: 2 min
Imunizante poderá ser tomado em 22 unidades de saúde da cidade

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo enviou um Alerta Epidemiológico solicitando que todos os municípios paulistas intensifiquem as ações de vacinação contra a Febre Amarela, medida que será adotada pela Saúde de Botucatu (a 100 quilômetros de Bauru). Objetivo é imunizar 95% da população contra a doença.

A ação se faz necessária, de acordo com o Estado, uma vez que entre 2022 e 2023 foram registrados quatro casos humanos de Febre Amarela em território paulista. Em 2024, até o momento, já são dois casos.

A febre amarela é uma doença transmitida por mosquito e pode levar à morte. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. O público alvo desta campanha será pessoas a partir de nove meses de idade, de acordo com os esquemas vacinais: 1ª dose aos 9 meses; 2ª dose aos 4 anos e a partir dos 5 anos: dose única.

Adolescentes, adultos e idosos podem procurar uma unidade de saúde para verificar a necessidade de tomar a vacina contra a Febre Amarela. Em Botucatu, as doses da vacina contra a Febre Amarela estão disponíveis em todas as 22 unidades de saúde e nas salas noturnas de vacinação. Para tomar o imunizante, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, e portarem documento com foto e carteirinha de vacinação.

A vacina é contraindicada nos seguintes casos: crianças menores 6 meses de idade; doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde; histórico de reações anafiláticas a ovos de galinha e seus derivados, gelatina, eritromicina e canamicina; gestantes, a não ser em situação epidemiológica com alto risco de exposição, seguindo recomendações expressas das autoridades de saúde; imunodeficiência congênita ou secundária por doença (neoplasias, AIDS e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou por tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia etc.).

ONDE VACINAR