26 de dezembro de 2024
SAÚDE

Conheça os sinais que a pele dá de que algo não vai bem


| Tempo de leitura: 3 min

Nossa pele é um espelho do nosso bem-estar interno, muitas vezes revelando sinais sutis ou evidentes de problemas de saúde que a gente nem se deu conta de ter. Ao prestar atenção a esses sinais, podemos identificar precocemente possíveis problemas e procurar orientação médica adequada. E você, sabe quais são esses sinais? No texto de hoje, eu conto pra você!

1. Queda de cabelo acentuada

Se você notar uma queda de cabelo significativa, especialmente se for repentina, isso pode ser um sinal de estresse intenso ou até mesmo anemia. O estresse crônico pode desencadear a queda de cabelo devido aos desequilíbrios hormonais que afetam os folículos capilares. Por outro lado, a anemia, que é uma deficiência de ferro, pode resultar em cabelos fracos e quebradiços, levando à queda excessiva. A queda de cabelo ainda pode estar relacionada ao período de amamentação e ingestão de alguns medicamentos.

2. Unhas fracas

Unhas quebradiças e fracas costumam indicar deficiências nutricionais, como falta de vitaminas e minerais essenciais, incluindo ferro, zinco e biotina. Além disso, condições de saúde como hipotireoidismo também podem afetar a saúde das unhas, deixando-as frágeis e quebradiças. Claro que cada pessoa tem uma unha mais ou menos forte, por isso, é importante se conhecer e notar as alterações.

3. Alergia de contato

Erupções cutâneas, coceira intensa, vermelhidão e inflamação podem ser sinais de uma alergia de contato. Esta condição ocorre quando a pele entra em contato com substâncias alergênicas, como produtos químicos em cosméticos, detergentes, metais (como níquel em bijuterias) ou plantas como hera venenosa. Em geral, vale a pena interromper o contato com a substância e pedir apoio médico, já que alguns casos podem precisar de medicação. Em caso de produtos de limpeza, o uso de luvas para manusear esses produtos também te ajuda.

4. Aftas e herpes

As aftas são feridas dolorosas na boca e podem ser um sinal de deficiências nutricionais, estresse ou até mesmo problemas imunológicos. Já o herpes labial, caracterizado por bolhas dolorosas ao redor dos lábios, é causado por um vírus e acaba sendo desencadeado por estresse, fadiga ou exposição ao sol. As duas condições precisam de cuidados específicos e, no caso das aftas, o olhar de o que as causou é muito importante.

5. Micose

Infecções fúngicas na pele, conhecidas como micoses, podem se manifestar como manchas vermelhas, descamação, coceira e até mesmo bolhas. Ambientes úmidos, falta de higiene adequada e compartilhamento de objetos pessoais podem favorecer o crescimento desses fungos na pele. É fundamental se consultar com seu dermatologista, ele vai pedir exames das infecções para estabelecer o melhor tratamento.

6. Vermelhidão no rosto

Vermelho de vergonha? Nem sempre o rubor facial indica timidez. A vermelhidão no rosto, com algumas lesões na pele, são sintomas comuns da rosácea, uma doença crônica da pele. A causa exata da rosácea não é conhecida e as pessoas com o problema ficam com o rosto vermelho,com eritemas (manchas vermelhas), que em geral começam pela região central do rosto, podendo evoluir para complicações mais grave na pele, como pústulas (lesões inflamadas com pus). O tratamento é voltado ao controle dos sintomas, pois não há cura para a rosácea. Converse com seu dermatologista o quanto antes.

Como agir?

Ao notar qualquer um desses sinais na sua pele, é importante consultar um dermatologista ou profissional de saúde qualificado para avaliação e tratamento adequados. Os tratamentos de pele, quanto antes começarem, mais cedo trazem boas respostas. Por isso, evite postergar a ida ao médico, combinado? A saúde da nossa pele não apenas reflete o nosso estado interno, mas também merece atenção e cuidados para garantir o nosso bem-estar geral. Não descuide de si mesmo!