Um portal afiliado à rede
01 de junho de 2024

CINEMA

Sonia Braga aterroriza no longa ‘Primeira Profecia’

Agora, 48 anos depois, 'A Primeira Profecia' quer reviver a mitologia que cerca o filme enquanto surfa na popularidade do subgênero, mostrando as origens de Damien

Por FolhaPress
05/04/2024 - Tempo de leitura: 2 min

Sonia Braga: freira diabólica

Demônios são figuras recorrentes no cinema, entrando e saindo de corpos com uma frequência que sugere sucesso comercial garantido. Mas no clássico "A Profecia", o garotinho endemoniado que o protagoniza não está possuído ele é a própria encarnação do mal.

Agora, 48 anos depois, "A Primeira Profecia" quer reviver a mitologia que cerca o filme enquanto surfa na popularidade do subgênero, mostrando as origens de Damien e como se deu o nascimento do filho do Diabo.

Assim, o filme que chegou nesta semana aos cinemas emula o terror atmosférico dos anos 1960 e 1970, décadas de grandes como "O Bebê de Rosemary" e "O Exorcista", ao mesmo tempo em que atualiza a história para um público mais ávido por sustos e sangue.

Prova disso é a refilmagem de uma das cenas mais icônicas de "A Profecia", em que a babá de Damien interrompe uma festa ao se atirar do telhado da casa, com uma corda no pescoço, dizendo que aquele sacrifício era por ele. Em "A Primeira Profecia", uma freira faz e diz as mesmas coisas, mas para aumentar a dose de violência, ela incendeia o próprio corpo antes.

"Quando você termina o primeiro filme, você fica com algumas perguntas, então existe espaço para A Primeira Profecia existir. E é um filme com uma história por si só, ele poderia existir sem uma relação com A Profecia", diz a atriz Nell Tiger Free, egressa de outra obra sem muitos pudores, "Game of Thrones", em que viveu Myrcella Baratheon, filha da tirânica Cersei Lannister.

É um terror que buscou se atualizar enquanto mantém o mesmo tom do original, embora "A Primeira Profecia" seja incomparável com "uma das joias da coroa dos filmes de terror", diz Tiger Free. Ela comemora ainda o fato de ter dividido boa parte de suas cenas com Sonia Braga, que está em destaque. Tem influência o fato de a direção estar nas mãos de uma mulher. Sessões em Bauru no Cinépololis e Multiplex.