06 de janeiro de 2025
ECONOMIA

Mercado Livre de Energia: região tem cerca de 400 clientes aptos à migração


| Tempo de leitura: 2 min
Fernando Frazão/Agência Brasil (foto ilustrativa)
Nos últimos 20 anos, grandes consumidores de energia têm optado pela migração como forma de otimizar seu consumo e obter descontos na conta de energia elétrica

A CPFL Soluções, braço da CPFL Energia, estima que quase 400 unidades consumidoras de média e alta tensão, na região de Bauru, já estejam aptas para migrar ao ambiente de contratação livre (ACL). São comércios, redes de serviço e varejo de pequeno e médio porte em cidades como Marília, Botucatu, Bocaina, Bariri, Lins, Garça e Lençóis Paulista, além de Bauru. Essas empresas se enquadram às exigências previstas pela Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia, que permite a consumidores pertencentes ao Grupo A (indústrias, escritórios comerciais e empresas de serviço e varejo) migrarem para o mercado livre de energia. A medida passou a valer em janeiro deste ano.

Ao longo dos últimos 20 anos, grandes consumidores de energia têm optado pela migração como forma de otimizar seu consumo e obter descontos na conta de energia elétrica. "As vantagens econômicas desse modelo são atrativas e consistentes. No entanto, o processo exige que os consumidores tenham apoio de gestão, por meio de empresas especializadas e sólidas, principalmente no cenário desafiador de baixa de reservatórios, como o constatado este ano. Isso significa que é preciso um parceiro capaz de entregar a energia contratada, independentemente da volatilidade do mercado", afirma Ricardo Martins, coordenador da CPFL Soluções.

Para explicar essa e outras questões, relativas a como aproveitar sem riscos os benefícios oferecidos nesse ambiente de contratação de energia, a CPFL Soluções, que já possui mais de 2 mil clientes no Mercado Livre, participará de um evento específico para os empresários de Bauru e região. O encontro será realizado em parceria com a Walking Together, uma rede que cria e opera ecossistemas de impacto econômico e social. Na ocasião, será possível, não só desmistificar essa nova forma de comprar energia, mas também simular qual será a economia real para o negócio e se conectar com outros empresários da região.

O encontro será na próxima terça-feira (26), das 19h às 22h, no Fried Fish Nações, na avenida Nações Unidas, quadra 29, no Jardim Panorama.