24 de dezembro de 2025
INVESTIMENTO

Bauru receberá duas UBSs e um novo Caps por meio do Novo PAC, do governo federal


| Tempo de leitura: 2 min
Larissa Bastos
Propostas foram apresentadas pela Secretaria de Saúde, liderada por Giulia Puttomatti, em novembro do ano passado

Bauru foi contemplada em três das nove obras em saúde pleiteadas por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.  A construção das unidades básicas de Saúde (UBSs) do Parque Roosevelt e do Núcleo Nove de Julho, bem como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3 adulto, que funcionará 24 horas, foram os selecionados.

O anúncio dos municípios contemplados e seus respectivos equipamentos ocorreu na última quinta-feira (7), por meio da Portaria 3.257, publicada no Diário Oficial da União, após análise do Ministério da Saúde. As propostas para recebimento de investimentos, bem como o envio dos documentos exigidos na primeira etapa do programa, haviam sido registrados pela Secretaria Municipal de Saúde, em novembro do ano passado.

Um dos documentos obrigatórios era a Resolução do Conselho Municipal de Saúde aprovando a proposta, que havia sido chancelada por unanimidade em reunião extraordinária. Todas as solicitações também foram apresentadas em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) Bauru, no Departamento Regional de Saúde (DRS).

EQUIPAMENTOS CONTEMPLADOS

Os pedidos feitos pelo município tiveram valores de referência estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o Novo PAC selecionou três equipamentos, que permitirão a ampliação da oferta de cuidados na cidade. A prefeitura, agora, aguarda orientações para início das obras que serão efetivadas em terrenos próprios.

O Caps 3 possibilitará o atendimento a adultos com transtornos mentais graves e persistentes. A unidade contribuirá para a sustentabilidade da Rede de Atenção Psicossocial do município, com funcionamento 24 horas, todos os dias, dando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental de atenção contínua.

A população de Bauru será beneficiada, ainda, com a construção de duas unidades básicas de Saúde de porte três, com expansão para equipes de Saúde da Família em bairros de maior vulnerabilidade social e com necessidade de ampliação da cobertura da atenção primária. O Novo PAC prevê um novo modelo de UBS, com salas preparadas para teleconsulta e realização de diagnósticos e exames, com foco na sustentabilidade ambiental. O Parque Roosevelt e o Núcleo Nove de Julho foram selecionados entre 1.800 propostas apresentadas por municípios de todo o País.