O gato gigante de Jaú (47 quilômetros de Bauru) que pode entrar para o Guinness Book como o maior do mundo, virou celebridade nacional, após matéria veiculada pelo JCNET e Rede Sampi, na última terça-feira (5). Da raça maine coon e com 6 anos, Xartrux tem mais de 10 quilos e 1 metro e 30 centímetros do focinho até a ponta do rabo, beleza apresentada em emissoras de televisão, por exemplo. Por conta da repercussão, o felino viajou com seus tutores Marcia Oliveira e Jean Martins para São Paulo.
Neste quinta-feira (7), participou do programa Encontro com Patrícia Poeta, da Globo nacional. Também foi notícia na Record TV Paulista, G1 nacional, Band, portal Terra, jornal Correio Braziliense, portal A Cidade On de Ribeirão Preto, entre outros. Foi ainda um dos assuntos mais comentados nas redes sociais do JCNET e de outras páginas desde terça-feira.
O JCNET chegou até Xartrux por meio da postagem feita na página de Facebook “Tem Coisas que Só Acontecem em Jaú”, levantando a informação sobre o Guinness Book, livro dos recordes. Na sequência, fez contato com casal de influencers do @felinafolia, seus tutores.
“Nós estamos muito felizes com toda essa repercussão. Não esperávamos. Quem não gostaria de ter um trabalho que faz com tanto amor e carinho reconhecido, não é mesmo? O Xartrux nem entrou no Guinness ainda e já é conhecido no Brasil”, comentou Marcia, que está com o esposo Jean na Capital.
Ela aproveitou para contar como batizou o felino de Xartrux. Foi invenção sua. “Fazemos os batismos da nossa ninhada de criação por letras. E estava na ninhada de letra ‘x’. Não sabíamos o que colocar, até que fiz um joguinho de palavras para tentar criar um nome. E aí me veio o Xar e o trux: Xartrux”, revela.
SUPERAÇÃO
Ela recorda que passou a vida inteira, desde a infância, com voluntária ajudando a tirar gatos das ruas e que esse amor a fez mudar o rumo profissional. Ela saiu do ramo editorial e partiu para a criação de gatos. E a raça escolhida foi a maine coon, porque se identificou muito.
“Os nossos gatos retribuem todo o amor que tenho por eles, com a companhia que me fazem no meu tratamento de câncer, desde o diagnóstico do ano passado. O Jean, o Xartrux e todos os outros são meu suporte emocional”, destaca.
GUINNESS EM JULHO
Marcia acompanha o processo de validação da inscrição do Xartrux no Guinnes Book e, em maio, deve ter um retorno do órgão internacional. A partir daí, o casal fará uma apresentação para o felino ingressar como recordista mundial em uma exposição realizada pelo Clube Brasileiro do Gato, em julho, em São Paulo, onde estarão representantes do Guinness.
As medidas Xartrux superam o atual recordista, um gato italiano da mesma raça que mede 1,19m, informa o casal. O recorde anterior era do Swetie, que chegou a 1,23m. Ele viveu em Nevada, nos Estados Unidos, e morreu em 2016.