20 de dezembro de 2025
CULTURA

‘Em agosto nos vemos’, a obra póstuma do colombiano Gabriel García Marquez

Por FolhaPress |
| Tempo de leitura: 2 min
Gabo (apelido) gostava de trabalhar no ‘artesanato’ do texto

No próximo dia 17 de abril, completam-se dez anos da morte do Nobel colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014). A celebração vem com novidades: a publicação póstuma de um livro inédito do autor, "Em Agosto Nos Vemos", e a produção, pela Netflix, de uma série baseada em "Cem Anos de Solidão", ainda sem data de estreia definida.

Os lançamentos geraram sentimentos controversos entre os admiradores do escritor. No caso do livro, que chegou às estantes brasileiras nesta quarta (6), o debate é sobre a obra não estar exatamente completa. Em termos de narrativa, o leitor não fica na mão: ela tem começo, meio e fim. Mas nota-se claramente que o texto não está acabado em termos de edição, e faz falta a revisão minuciosa que Gabo fazia.

"Ele gostava muito dessa obra, mas no final da vida, já não tinha como trabalhar nos detalhes, no artesanato do texto, como fez em seus outros romances. Porém, o leitor atento notará seu poder de descrição de personagens, de arquitetura de uma história, estão intactos. Por isso resolvemos publicá-lo", diz à reportagem Rodrigo García Barcha, um dos filhos do escritor, que assina o prefácio ao lado do irmão, Gonzalo. Em seus últimos anos de vida, Gabo foi acometido por um câncer e por um estado de demência.

A trama conta a história de uma mulher de 46 anos, bela, discreta, casada e, até então, fiel. Ela viaja todos os meses de agosto, aniversário da morte da mãe, até uma ilha onde está o túmulo dela. Tudo ocorre igual todos os anos. O ritual, porém, muda no dia em que ela conhece um homem no bar do hotel.

"Esta é uma das poucas vezes em que García Márquez coloca uma mulher como protagonista, como voz do relato principal", diz Jaime Abello Banfi, diretor da Fundação Gabo.

- Preço R$ 59,90 (132 págs.); R$ 39,90 (ebook)
- Autoria Gabriel García Márquez
- Editora Record
- Tradução Eric Nepomuceno