O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar Campinas a São Paulo, deve transportar quase 550 mil passageiros por dia. É o que projeta o governo estadual, com a implementação total do trecho, a partir de 2031. O leilão de concessão do TIC Eixo Norte acontece nesta quinta-feira, 29 de fevereiro. O investimento previsto é de R$ 13,5 milhões, através da Parceria Público-Privada.
Três serviços serão oferecidos no projeto Trem Intercidades. Além da operação da atual Linha 7- Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o concessionário implantará e operará um serviço parador, do Trem Intermunicipal (TIM), atendendo Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí.
Com isso, 11 municípios devem ser contemplados pelos trechos do empreendimento. Somados, os 11 têm uma população estimada de 15 milhões de pessoas.
O governo estadual projeta que os três trechos devem entrar em operação simultânea até 2031. Com isso, técnicos projetam que a demanda pelo TIC Eixo Norte aumente ao longo dos anos. Em 2035, devem ser transportados diariamente 564 mil passageiros. Esse número deve chegar a 672 mil em 2050.
Leia mais sobre o TIC
- Trem Intercidades será o mais rápido do Brasil e promete ligar Campinas a SP em uma hora
- Tarcísio corre atrás de investidores da China e Europa para iniciar Trem Intercidades
- Governo Federal promete custear metade das obras do Trem Intercidades; entenda
Leilão
O leilão para concessão do Trem Intercidades está marcado para o dia 29 de fevereiro, próxima quinta-feira. Na data, será escolhido o grupo responsável por implementar a aguardada linha férrea entre Campinas e São Paulo.
Em busca de investimentos, o governo estadual realizou viagens pela Europa e China. Os trabalhos começaram em janeiro, quando uma comitiva liderada pelo vice-governador Felício Ramuth (PSD) esteve na China. Durante a viagem, o político conversou com as estatais CRCC e CRRC, além de grupos de investidores.
Outra viagem aconteceu nos primeiros dias de fevereiro e contou com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O líder do Executivo paulista realizou um tour pela Europa, para apresentar diversas concessões.
A previsão é que o Trem Intercidades chegue a Campinas em 2031. A passagem deve custar, aproximadamente, R$ 64 por passageiro.