Um portal afiliado à rede
20 de maio de 2024

CULTURA

'O Deus de Spinoza' em Bauru

São duas apresentações gratuitas, sendo uma no sábado e outra no domingo



18/02/2024 - Tempo de leitura: 1 min

Ronaldo Gutierrez

Juliano Dip

Após temporada de sucesso em São Paulo, o espetáculo 'O Deus de Spinoza' chega a Bauru para duas apresentações gratuitas, sendo uma no sábado (17) e outra no domingo (18). Com duração de 80 minutos e classificação de 12 anos, será encenado no Grupo Protótipo Tópico (rua Marcondes Salgado 1-66).

A direção é de Luiz Amorim, que também integra o elenco ao lado de Bruno Perillo, do bauruense Juliano Dip, David Kullock e Roberto Borenstein, com Lisi Andrade como stand-in. Os figurinos são de João Pimenta, a iluminação de Cesar Pivetti com cenários de Evas Carreteiro. A peça é pontuada por músicas sefarditas do século XVII, executadas ao vivo, com direção musical de Marcus Veríssimo.

O texto é assinado por Régis de Oliveira, jurista e desembargador renomado que há anos se dedica ao estudo de filosofia. Em sua estreia como dramaturgo ele faz um recorte da vida de Baruch Spinoza, condenado no século XVII por sua reflexão sobre a relação do ser humano com Deus e com a Natureza, contestando dogmas religiosos da época. Renegado por séculos, seu pensamento foi resgatado e hoje é motivo de estudos no mundo inteiro.

"Através do pensamento do filósofo, podemos reconhecer muitos comportamentos de nossa sociedade atual, com suas superstições, crenças ou mistérios. E podemos notar como os donos do poder sabem manipular as multidões através do medo e da imposição do sistema", conta Régis.