27 de dezembro de 2024
SAÚDE

Carnaval e desidratação: como passar longe do perigo

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min

O Carnaval é uma festa deliciosa: alguns dias em que a gente foge completamente da rotina. Para quem é do agito, o feriado pode ser quase uma maratona. Pra quem é do sossego, viajar pra algum lugar mais calmo sempre é uma boa.

Nessa fuga da rotina, muitos dos nossos hábitos vão embora. Quando a gente se descuida, pode abrir espaço para a desidratação - algo bem constante na folia, principalmente para os fãs de álcool e que não perdem uma festa faça chuva ou sol.

Na coluna desta edição, eu trago dicas para você aproveitar melhor o Carnaval sem nenhum risco de desidratação. Vamos nessa?

1. Consumo de água: a base da hidratação

O consumo adequado de água é fundamental para manter o corpo funcionando corretamente, especialmente durante o Carnaval. Beba água regularmente ao longo do dia, intercalando com sucos naturais ou água de coco para repor eletrólitos perdidos na transpiração.

Viu alguém vendendo água no meio da folia? Então pare e tome uma garrafinha. Além de se hidratar, nesse tempo você dá uma descansada.

2. Cuidado com o excesso de álcool

O álcool é comum no Carnaval, mas o seu consumo excessivo pode levar à desidratação rapidinho. Quanto mais álcool a gente bebe, mais isso acelera nossa desidratação.

A recomendação que te dou é intercalar as bebidas alcoólicas com água ou outras bebidas não alcoólicas (sucos, água de coco ou isotônicos — nunca energéticos ou refrigerantes) para equilibrar a hidratação e evitar possíveis efeitos colaterais negativos.

3. Busque sombras quando possível

Evite a exposição prolongada ao sol, ainda mais nos horários mais quentes do dia. Procure sombras para descansar e se refrescar, reduzindo o risco de insolação e mantendo uma temperatura corporal mais estável.

Vai curtir um bloquinho às 10h ou às 14h? Então, se hidrate antes e reforce o uso de filtro solar. Depois, corre para a sombra pra descansar.

4. Alimentos ricos em água: reforço amigo

Inclua na sua dieta alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Melancia, melão, pepino e alface são ótimas opções que ajudarão a manter a hidratação e fornecer nutrientes essenciais para sustentar a energia durante os dias de festa.

Nos lanchinhos e refeições principais, lembre-se deles!

5. Hidrate a pele: cuidados externos

Não se esqueça da hidratação externa. Utilize cremes hidratantes para manter a pele saudável e protegida, principalmente em áreas expostas ao sol e ao calor. Isso ajudará a prevenir a desidratação e manterá a pele com uma aparência vibrante.

O uso de cremes sempre vai muito bem logo depois do banho, quando a pele recebe melhor os produtos.

6. Use filtro solar onde estiver

O uso de filtro solar é imprescindível durante o Carnaval, ele permite que você não corra risco de queimaduras e desidratação. Escolha um produto com fator de proteção adequado ao seu tipo de pele e aplique-o regularmente, principalmente nas áreas mais expostas, como rosto, pescoço e braços.

Use ainda protetor labial com filtro solar - nossos lábios são supersensíveis.

Só não basta usar uma vez ao dia, viu? Leve seu filtro, mesmo que seja na versão pocket, numa bolsa lateral ou pochete e vá aplicando sempre após sentir que suou demais. A reaplicação reforça a proteção

7. Faça intervalos para descansar

Respeite os limites do seu corpo e tire intervalos regulares para descansar e recuperar energias. Evite o esgotamento físico, que pode levar à desidratação e prejudicar a sua experiência durante o Carnaval.

8. Durma bem para recarregar as energias

Não subestime a importância de uma boa noite de sono. O descanso noturno é crucial para a recuperação do corpo, especialmente durante períodos intensos como o Carnaval. Priorize o sono para manter a vitalidade e aproveitar cada momento da festa.

A chave para um Carnaval saudável está na hidratação adequada e descanso. Além disso, conheça seus limites, sejam eles de energia ou consumo de álcool, e se respeite. Assim, você aproveita bem mais!