29 de novembro de 2024
ECONOMIA

5 tendências globais de pagamentos a serem observadas em 2024


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Estima-se 3,6 bilhões de usuários de serviços bancários digitais até 2024

Na última década, uma onda de inovação varreu todos os cantos do cenário global de pagamentos. Como resultado, as necessidades dos participantes nesse mercado evoluíram e continuam a evoluir a um ritmo substancial. Abaixo estão as previsões da LexisNexis Risk Solutions para as principais tendências em pagamentos a serem observadas em 2024.

1- Os pagamentos conta a conta (A2A) disparam

Os pagamentos conta a conta (A2A) contornam intermediários, como cartão de crédito e processadores de pagamento, permitindo que o dinheiro seja transferido diretamente da conta de uma parte para outra conta instantaneamente. Isso as torna mais rápidas, convenientes e menos dispendiosas do que as transferências bancárias tradicionais.

Embora os pagamentos A2A não sejam novos, a tecnologia API e a mudança para o open banking forneceram as condições para que os pagamentos A2A decolassem. A perspectiva é de que o rápido crescimento continue, em sintonia com a maior adoção mundial de soluções de pagamento digital instantâneo para o varejo e uso corporativo.

• Pagamento A2A é menos caro para empresas

• Oferece segurança aprimorada por meio de autenticação multifator

• Maior comodidade para os clientes

• As receitas globais de pagamentos atingiram US$ 2,2 trilhões em 2022

• Mais de US$ 525 bilhões registrados nas transações globais A2A em 2022

• Aumento projetado de 82% nos volumes de pagamentos sem dinheiro em todo o mundo entre 2020-2025

2- Explosão nas fraudes de pagamentos

Com os pagamentos online e os sistemas de pagamento em tempo real se tornando a norma, a fraude de pagamento por push autorizado (APP na sigla em inglês) é mais prevalente do que nunca. Na verdade, é a ameaça de fraude número um em todo o mundo, superando a fraude com cartões e o roubo de identidade.

A fraude de APP é perpetrada quando os fraudadores usam técnicas de engenharia social, como golpes de falsificação de identidade, para enganar consumidores desprevenidos e fazê-los enviar um pagamento. O combate à fraude de APP continua sendo um desafio porque acontece em tempo real e não pode ser revertido. Esperamos uma adoção mais ampla da confirmação do beneficiário (CoP na sigla em inglês) e controles semelhantes para moderar as fraudes de APP daqui para frente.

• 20% dos consumidores em todo o mundo foram vítimas de fraude de pagamento - quase 27% dessas ocorrências foram relativas a fraude de APP

• 78% das fraudes de APP tiveram origem online em 2022

• US$ 40,62 bilhões é o custo esperado da fraude para instituições financeiras em todo o mundo até 2027

• Na América Latina, 41% das fraudes relacionadas à identidade ocorrem no processo de pagamentos, ante 40% na EMEA (Europa, Oriente Médio e África), 39% na APAC (Ásia-Pacífico) e 36% na América do Norte

• Estima-se que as perdas com fraude de APP no Reino Unido, na Índia e nos EUA dupliquem até 2026, atingindo US$ 5,25 bilhões

3- Reduzir o custo dos pagamentos torna-se imperativo

Uma confluência de fatores, desde taxas de juro elevadas até mercados de crédito voláteis, está aumentando o custo dos pagamentos e tornando a gestão da liquidez cada vez mais desafiadora. Os controlos de compliance, que são especialmente elevados para pagamentos internacionais, aumentam ainda mais os custos.

A automatização dos processos de pagamentos para acelerar o processamento, reduzir pagamentos malsucedidos e prevenir fraudes continuará a ser o principal foco das empresas que procuram reduzir custos em 2024.

• US$ 2,7 trilhões é o valor que as empresas gastam a cada ano processando faturas manualmente

• US$ 12 é a taxa média global para cada pagamento rejeitado ou reparado

• O compliance regulatório é o principal fator que impulsiona o aumento dos custos de compliance contra crimes financeiros

• Cada US$ 1 de fraude custa US$ 3,75 aos comerciantes de varejo e comércio eletrônico dos EUA

• Cada transação fraudulenta na região Ásia-Pacífico (APAC) custa às empresas quase 4 vezes o valor da transação fraudulenta.

4- Empresas buscam eficiência

As empresas estão cada vez mais fazendo operações de pagamentos internamente para obter maior controle e oferecer uma melhor experiência ao cliente. Isso impulsionou o crescimento de sistemas de gestão de tesouraria corporativa que são capazes de gerir a liquidez e proporcionar ganhos de eficiência, oferecendo um hub centralizado para todas as atividades de pagamentos, incluindo o encaminhamento de pagamentos.

Com o processamento mais rápido e a visibilidade em tempo real que estes sistemas oferecem, a expectativa é de que o número de empresas que geram as suas próprias operações de pagamento aumente significativamente.

• 90% dos tomadores de decisão afirmam que as operações de pagamentos causam dores de cabeça aos seus negócios

• Mais de 75% dos CEOs planejam investir na automação de processos e sistemas

• 62% dos profissionais de pagamentos citam o aumento da eficiência como a principal prioridade na automação de pagamentos e nos pagamentos eletrônicos

5- Banking as a Service (BaaS) ganha impulso

Os bancos estão transformando as suas operações de serviços de pagamento e diversificando as receitas oferecendo recursos de pagamentos em tempo real a empresas e outros clientes através de APIs.

Esta abordagem BaaS permite que os bancos se tornem parceiros de canal e revendam soluções de roteamento de pagamentos para clientes finais, fornecendo às empresas uma solução holística para gerenciar a crescente complexidade do roteamento de pagamentos. Com uma taxa de retorno potencial do investimento (CAGR, de Compound Annual Growth Rate) de mais de 15%*, espera-se que o BaaS ganhe uma adoção ainda mais ampla nos próximos anos.

• Estima-se 3,6 bilhões de usuários de serviços bancários digitais até 2024

• Quase US$ 66 bilhões é o valor esperado do mercado de BaaS até 2030 (US$ 18 bilhões em 2021)