20 de dezembro de 2025
TURISMO

São Roque, destino perfeito para as férias de verão


| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Vinícola Góes é referência da cidade e excelente passeio

As férias de verão são sem dúvida a melhor época para viajar ou tirar bons dias de lazer com toda família e amigos. E você pode ter um dia incrível em uma cidade que fica localizada apenas a 286 km de Bauru, tendo atividades para todas as idades. Mas São Roque pode ser visitada o ano inteiro; as montanhas e a mata atlântica mantêm o clima ameno na maioria dos meses.

VINÍCOLAS

São muitas vinícolas e adegas espalhadas por São Roque, sendo os principais pontos turísticos da cidade, que chamam atenção pela boa infraestrutura, restaurantes e degustação de produtos. O grande exemplo é a Vinícola Góes, localizada no km 9 da estrada do vinho, é uma referência da cidade e um excelente passeio para os amantes da bebida de Baco.

GASTRONOMIA

A gastronomia também é um dos principais chamarizes da cidade. Os diversos estabelecimentos oferecem pratos que harmonizam perfeitamente com os vinhos da região. De culinária italiana, o restaurante Cantina Tia Lina é referência na região. Localizado no km 10 da Estrada do Vinho, é tradicional na história da cidade. Seu cardápio conta com diversas opções de antepastos, saladas, massas e outros combinados.

O QUE FAZER NA CIDADE

1. Rota do Vinho

A principal atração da cidade não é destinada somente aos apaixonados por vinho, apesar de esse ser o público-alvo da atividade. O roteiro conta com inúmeras opções gastronômicas, de lazer e de compras, entre uma vinícola e outra. São mais de 30 estabelecimentos distribuídos pela Estrada do Vinho, pela Estrada dos Venâncios e pela Rodovia Quintino de Lima, com estacionamento e degustações gratuitas.

2. Ski Mountain

O parque fica a mais de mil metros de altitude, em área de 320 mil metros quadrados, e conta com diversas atrações, como pista de patinação, trilha ecológica, arvorismo, arco e flecha, paintball, passeio a cavalo, escalada, passeio de teleférico, pista de esqui e tobogã.

3. Estação Ferroviária

Construída em 1930, a Estação Ferroviária, além de transportar passageiros, também possuía uma moderna agência de telégrafos. Antes de ser totalmente desativada, ela passou a transportar só cargas durante um período e, hoje, abriga a Guarda Municipal de São Roque.

4. Morro do Cruzeiro

O Morro do Cruzeiro é uma atração muito visitada por quem busca a melhor vista da cidade e pelos devotos de São Roque, padroeiro do local. No mirante, há uma imagem do santo junto a uma cruz e, de julho a agosto, acontece a Novena do Cruzeiro. O acesso parte da Estação Ferroviária de São Roque, a 550 metros de distância.

5. Igreja Matriz

Diariamente, das 6h30 às 18h, a Igreja Matriz de São Roque recebe centenas de visitantes - não só religiosos, mas também turistas que desejam saber um pouco mais sobre a importância histórica do edifício para a cidade. O local conta com pinturas nas paredes e no teto assinadas por artistas italianos, vitrais em mosaicos retratando a vida do padroeiro da cidade, entre outras belezas arquitetônicas.

6. Centro Brasital

Abrigado em uma antiga fábrica de tecelagem, o Centro Educacional e Cultural Brasital tem a mesma importância que o antigo estabelecimento de 1890 tinha para a cidade. O local possui uma trilha ecológica não sinalizada, biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, além de uma arquitetura histórica impressionante - tudo espalhado em 9 mil metros quadrados.

7. Sítio Santo Antônio

Construído pelo fundador de São Roque, o Sítio Santo Antônio também já pertenceu a figuras ilustres, como o Barão de Piratininga e o escritor Mário de Andrade. O local abriga duas construções importantes - a Casa Grande e a Capela Santo Antônio -, que podem ser visitadas gratuitamente nos finais de semana e feriados.

8. Trilha - Morro do Saboó

Um dos pontos mais altos de São Roque fica em uma propriedade privada, mas com acesso gratuito. O Morro do Saboó tem vista incrível da natureza, apreciada de um mirante bem estruturado. O acesso é feito por trilha de dificuldade média.