06 de janeiro de 2025
PÓS-NATAL

Troca de presentes reaquece comércio de Bauru a poucos dias do Ano Novo

Por Laylla Fiore | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Douglas Willian
Região do comércio central, Calçadão da rua Batista de Carvalho, ontem à tarde

Após as celebrações de Natal, é chegado o momento de efetuar a troca dos presentes recebidos durante as celebrações. Seja do produto adquirido no tamanho errado, itens repetidos ou cores que não agradam, os motivos são os mais variados e toda essa movimentação volta a aquecer o comércio bauruense.

Apesar da troca de itens comprados em lojas físicas não ser obrigatória, a maioria dos lojistas opta pela prática para cativar os consumidores.

"A recomendação do Procon é: se a pessoa tiver a nota fiscal do produto, leve ela até o local, além de manter as etiquetas e embalagens. A loja pode colocar suas próprias condições para efetuar a troca, devendo cumprir o que foi ofertado", explica Sílvia Mondejar Piche, coordenadora do Núcleo Regional do Procon-SP em Bauru.

Ainda segundo a coordenadora, nas compras feitas fora das lojas físicas (internet, telefone e catálogos, por exemplo), há o direito de arrependimento.

"São 7 dias, ou a partir do momento da compra, ou a partir do recebimento. O consumidor pode solicitar o cancelamento do pedido e a devolução do dinheiro", completa a coordenadora.

NOVAS VENDAS

Entre os comerciantes, o período é outro ponto alto do fim de ano, com fluxo positivo de caixa e registro de novas vendas.

"O cliente normalmente tem 7 dias para efetuar as trocas e enxergamos este momento como uma boa oportunidade. Isso porque, às vezes, na troca, a pessoa escolhe um produto de valor maior e paga a diferença, ou ainda adquire outro item junto", afirma Nilo Sérgio Alves Júnior, gerente da Jalovi Altos.

"São produtos que gostariam de ter ganhado e não ganharam, ou até mesmo aqueles que não tinham mais em estoque e, agora, retornaram de alguma troca", ressalta Natália Zanin, gerente da Arezzo do Boulevard Shopping.

Na região central da cidade já é possível observar o retorno do fluxo de consumidores após a pausa do feriado.

"Há um aumento considerável das vendas neste período. É o momento certo. O horário de funcionamento na região central segue normal, até sábado, das 9h às 18h", explica Elion Pontechelle Junior, consultor jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Quem também sai ganhando na semana que antecede o Ano Novo são os lojistas dos centros de compras, que, da mesma forma, recebem trocas e novas aquisições.

"O shopping registra um movimento característico desta época do ano. É um período bem significativo para os nossos lojistas", afirma Bruna Evangelista, gerente de Marketing do Boulevard Shopping.

No local, as lojas funcionarão das 10h às 22h até sábado (30) e das 10h às 16h no domingo (31).

A semana pré-Réveillon também é marcada pelos encontros entre familiares e amigos. "Muitas pessoas se reúnem na cidade e na região para as festas e visitam o shopping, que é uma excelente opção de passeio", conta Francisco Riberto, coordenador de marketing do Bauru Shopping. Lá, as lojas também funcionarão até sábado (30), das 10h às 22h, e no domingo (31), das 10h às 18h.