29 de novembro de 2024
ECONOMIA

O recuo da atividade econômica

Por Reinaldo Cafeo |
| Tempo de leitura: 4 min

A atividade econômica brasileira decepcionou e iniciou o quarto trimestre deste ano com que de 0,06% na comparação com setembro. O dado foi divulgado pelo Banco Central que calcula o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), que é conhecido como prévia do Produto Interno Bruto (PIB). As projeções do mercado apontavam avanço de 0,10%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o IBC-Br teve alta de 1,54%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a ter um avanço de 2,19%. Lembrando que o IBC-Br é calculado com base em dados representativos dos índices de volume da produção agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além do índice de volume de impostos sobre a produção.

Reforma tributária eleva nota brasileira

A agência de risco S&P melhorou a nota de crédito brasileira após reforma tributária, e o país fica a dois passos do grau de investimento na classificação das três agências de risco. Agora, as três principais agências de risco do mundo (S&P, Moodys e Fitch) colocam o país a dois degraus de atingir grau de investimento. Apesar da elevação da nota, a S&P alerta para a fraca situação fiscal que continua a restringir a qualidade de crédito no Brasil.

Como subir um degrau?

Se houver, na prática, reformas estruturais e microeconômicas, com melhora na trajetória do crescimento econômico, sustentável, de longo de prazo, o Brasil pode melhorar sua nota e cada vez mais se aproximar do grau de investimento.

E se der errado?

Se houve má implementação das políticas públicas, deteriorando a política fiscal, aumentando o endividamento público acima do esperado, o país andará para trás, com rebaixamento de sua nota.

Grau de investimento?

O grau de investimento é o nível de confiança que um país, título ou empresa representa, sendo aplicado pelas agências de classificação de risco. Ele representa a capacidade do devedor em honrar seus débitos. Em outras palavras: com grau de investimento no caso de um país, ele consegue se financiar no longo prazo e com juros menores dado o nível de confiança naquela economia. É uma espécie de atestado de que os países não correm risco de dar calote na dívida pública. Alguns fundos de investimentos internacionais só aportam seus recursos em países com grau de investimento atribuído pelas agências de risco.

Consumidor de olho em seus direitos nas compras online

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma lei que protege os direitos dos consumidores. Antes de fazer uma compra online, leia o CDC para saber quais são seus direitos em relação a compras online. Pesquise bastante antes de comprar. Verifique a reputação da loja e leia avaliações de outros consumidores. Além disso, verifique se há reclamações contra a loja em sites de defesa do consumidor. Proteja seus dados pessoais e financeiros. Use apenas sites seguros e verifique se a conexão é criptografada. Além disso, use senhas fortes e altere-as regularmente. Guarde todos os comprovantes de compra, incluindo recibos, faturas e e-mails de confirmação. Eles podem ser úteis caso ocorra algum problema com a compra. No caso de devolução saiba que compras online tem o prazo de arrependimento que é de 7 dias após o recebimento do produto, e um detalhe, a devolução não tem custo algum para o comprador. Fique atento a fraudes e golpes online. Não clique em links suspeitos e não forneça informações pessoais ou financeiras a sites desconhecidos. Além disso, verifique se o site é legítimo antes de fazer uma compra.

Reta final de 2023

O ano de 2023 está na reta final, e nunca é demais lembrá-lo da importância de ingressar em 2024 com a vida financeira em dia. Para que isso ocorra é fundamental um bom fluxo de caixa. Quem não sabe para onde vai o suado dinheiro conquistado com muito trabalho, pode perder o controle das finanças da casa. Aproveite esta última semana do ano e mãos a obra. Separe um tempo e elenque suas receitas previstas para 2024 e tudo que irá gastar no ano que vem. Separe em grupos para facilitar o planejamento, tais como: saúde, habitação, educação, transporte, alimentação, lazer, entre outras. Verifique se as contas fecham e não deixe de provisionar um valor para poupar. Enfim, o controle financeiro de sua casa está em suas mãos, portanto, não adie mais organizá-la.

Mude já, mude para melhor! É Natal! Tempo de valorizar o aniversariante, e a partir de seu exemplo, praticar um amor em toda a sua plenitude. Um Santos Natal em família. Mude já, mude para melhor!