Os dinossauros de fibra do Parque Ecológico, uma das principais atrações turísticas de Pederneiras, foram alvo de vandalismo na madrugada da última terça (19). As estruturas, que reproduzem as espécies pré-históricas em tamanho real, foram danificadas por pessoas ainda não identificadas. Outros animais, como o macaco de fibra, também sofreram com o vandalismo.
Os objetos foram feitos de materiais resistentes e leves, que podem ter diversas formas e cores, informa a assessoria de imprensa. São produzidos a partir de fios de vidro, carbono, aramida ou outras substâncias, unidos por uma resina ou outro tipo de aglutinante. A fibra é utilizada em diversos setores, como construção civil, indústria automotiva, artesanato e decoração.
O vandalismo no Parque Ecológico causou indignação na população, que considera o local um patrimônio da cidade, acrescenta o departamento de comunicação. Os dinossauros e animais foram instalados no parque em outubro deste ano, com o objetivo de promover a educação ambiental, o lazer e o turismo sustentável.
A Secretaria Municipal de Meio Ambienta informa que já efetuou Boletim de Ocorrência e que realizará outras providências legais, uma vez que os atos configuram crimes contra o patrimônio público.
A prefeita Ivana Bertolini lamentou o ocorrido e pediu a colaboração da comunidade para preservar o Parque Ecológico. "É uma tristeza ver o nosso parque sendo destruído por pessoas sem consciência e sem respeito pela natureza e pela cultura. O Parque Ecológico é um espaço de todos e para todos, que deve ser cuidado e valorizado. Peço que quem souber de alguma informação sobre os vândalos, denuncie à Polícia. Não vamos deixar que esse crime fique impune", disse a chefe do Executivo.