Um portal afiliado à rede
19 de maio de 2024

OPINIÃO

Desafios cotidianos

Por Paulo Hayashi Jr.
20/12/2023 - Tempo de leitura: 1 min
O autor é doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp

A cada dia é como uma lição nova no mundo-escola. Algumas lições são repetidas até a maestria, outras são novidades para o desenvolvimento do aluno e de habilidades e competências que permitem o avanço nas séries. Mais do que a estagnação que estraga até mesmo a água e o ânimo, o desenvolvimento como fonte de alegria e de percepção de progresso.

Quem supre suas necessidades de progresso faz da consciência legítimo tribunal pessoal de avaliação e das tarefas e serviços, as obras pelas quais frutificarão os resultados da melhoria geral. Mais do que o bem-estar pequeno do ego, a conquista maior que abençoa a todos e a faz do mundo palco para as grandes realizações. Não as conquistas do dinheiro e da matéria, mas da alma e da consciência.

Quem domina suas más tendências e vícios passados está no caminho certo do autoconhecimento e autocontrole, que são fundamentais para a transcendência.

Transcende aquele que não se economiza e não tem medo de se confrontar. De ser o reformado interno das arestas pessoais em prol do avanço geral, pois serve melhor aquele quem se preparou. Não somente o preparo das letras, mas do coração e das mãos. Está nas boas emoções e sentimentos a elevação que permite a superação das misérias humanas e das limitações dos sentidos.

O amor é fundamental para que, no mundo-escola, possa surgir o interesse da cooperação, do trabalho em equipe e da solidariedade. Apenas assim o planeta passará de expiação para de regeneração a séries mais avançadas para o sublime de Deus.