Estamos a uma semana do Natal, e como está a sua organização para as festas?
Vai receber a família, viajar, passar as datas com amigos, enfim, são inúmeras situações.
Vou citar algumas delas e orientar você a se organizar para que esse momento seja mais leve, tranquilo e prazeroso; já que a correria e o "stress" normalmente tomam conta nesse período.
Dica fundamental, seja objetiva e prática nesse momento. Faça listas para TUDO! Listas diárias, para a semana e para o dia especial.
Primeiríssima providencia é a decoração, mesmo que você não vá passar na sua casa sinalize a época com algum enfeite, pode ser só a famosa guirlanda na porta de entrada ou um arranjo estrategicamente colocado na área social da casa, umas luzinhas, ou pelo menos as famosas flores vermelhas de Natal. Essa atitude já nos faz incorporar o espírito de Natal. Se você tem crianças decore junto com elas, sempre é muito lúdico e divertido quando elas participam e preparam a festa conosco.
No caso da comemoração ser na sua casa, organize e distribua as tarefas entre os familiares e amigos de acordo com as aptidões pessoais, depois liste e compartilhe em grupo as responsabilidades de cada um. No caso da Ceia de Natal, aquela que faz doces deliciosos fica com a sobremesa, o que adora cozinhar direcione o prato que ele mais gosta de fazer, os que não possuem essas qualidades podem ficar responsáveis por providenciar as frutas, frutas secas, bebidas, e assim por diante. E a mesa deve ser bem posta, se não for a sua "expertise", delegue para alguém que goste e seja caprichoso, afinal ela será a estrela da festa. Quando lançamos mão da habilidade e especialidade de cada um, tudo se torna mais leve e prazeroso.
Agora, se você for convidada é de bom tom aceitar as "regras" da anfitriã com elegância, e, claro, levar um mimo especial para ela no dia da festa.
E os presentes? São um capítulo à parte. Rs. Faça uma votação para definir como será, levando em consideração para a situação financeira de todos, só assim para não ter saia justa no momento da troca Eu particularmente, acho bastante coerente um "Amigo secreto", é econômico e traz alegria para a festa. Se a família tiver muitas crianças pequenas, optar por presentear somente a turminha também é uma saída estratégica. Seja qualquer uma das opções, mais uma vez não se esqueça de listar e já pensar em algo criativo para presentear, vai agilizar o seu tempo. Sou partidária de presentes confeccionados por pequenos produtores, artesãos por exemplo, e de preferência personalizados, pois levam consigo um carinho especial.
Mas e se a família toda vai viajar para passar esse período na casa da praia? Aí sim que a praticidade deve ser primordial! Fazer uma ceia de prato único é sempre uma excelente ideia. A troca de presentes pode ser feita antes da viagem e no dia, para alegrar, faça uma brincadeira como "amigo ladrão" ou "amigo chocolate", facilitará muito a bagagem e a organização.
Porém, não esqueça do mais importante, o verdadeiro sentido da festa: o nascimento do nosso Mestre Jesus. E que melhor maneira de comemorar do que através do amor, harmonia e a caridade. Todas as lições que ele nos deixou.
No Réveillon tudo é mais democrático, leve e tranquilo. É só festar!
Um abençoado e feliz Natal!
E que 2024 venha regado com muita paz!