16 de julho de 2024
GESTÃO

Como estabelecer o planejamento da sua empresa para 2024


| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo
Dados do (IBGE) destacam que 25% dos empreendedores fecham suas empresas nos primeiros anos devido à falta de gestão

Dados do (IBGE) destacam que 25% dos empreendedores brasileiros fecham suas empresas nos primeiros anos devido à falta de gestão.

Estabelecer metas é um componente vital para o planejamento estratégico de uma empresa, visando um crescimento expressivo. No entanto, o contexto brasileiro apresenta desafios, conforme a pesquisa Global sobre Crises da consultoria PwC, revelando que mais de 98% das empresas enfrentam dificuldades no planejamento estratégico.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda destacam que 25% dos empreendedores brasileiros fecham suas empresas nos primeiros anos devido à falta de gestão.

André Minucci, Mentor de Empresários, enfatiza a importância de iniciar o planejamento para o próximo ano. Segundo ele, o primeiro passo é definir objetivos amplos alinhados à missão, visão e valores da empresa. "Esses objetivos devem expressar a visão de longo prazo da empresa". Na sequência, Minucci destaca a definição de objetivos estratégicos mais específicos e detalhados.

"Diante dos desafios apresentados pelo cenário empresarial, é crucial encará-los não apenas como obstáculos, mas como oportunidades de crescimento e inovação", reforça André.

Além disso, aprimorar a presença digital torna-se uma peça-chave na estratégia empresarial moderna. "A era digital proporciona um vasto campo de possibilidades para conectar-se com clientes, expandir mercados e otimizar processos internos. Ignorar esse aspecto pode significar ficar para trás em um mundo cada vez mais virtual", comenta André.

Estabelecer metas claras e alcançáveis é o alicerce para o sucesso a longo prazo. O planejamento estratégico, delineando objetivos específicos e as etapas para atingi-los, não apenas orienta a empresa, mas também fornece um mapa para superar desafios e capitalizar oportunidades emergentes.

Portanto, Minucci enfatiza que o planejamento empresarial para o próximo ano não é apenas uma formalidade, mas sim um guia estratégico que orientará as ações da empresa em direção ao sucesso, finaliza.