27 de julho de 2024
BAURU

Um mês após inauguração de ciclovia em Bauru, população “cria” outro lixão próximo

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Bruno Freitas
Após construção da ciclovia, 'lixão' foi instalado na rua Leôncio Ferreira dos Santos

Um mês após a inauguração de uma ciclovia no Fortunato Rocha Lima, em Bauru, na área verde municipal que fica entre a avenida Alonso Campoi Padilha e a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), a Bauru-Marília, na região do Parque Roosevelt, a população já 'encontrou' outra área para descarte irregular de lixo. A obra esportiva e urbanística, entregue pela Prefeitura de Bauru com a contrapartida da Eixo SP Concessionária de Rodovias no dia 28 de outubro, foi feita para estancar naquela região as aglomerações de lixo doméstico. Entretanto, apesar de hoje a área da ciclovia ser usada apenas para a prática esportiva, a população formou um novo “lixão” a cerca de 150 metros dali, na rua Leôncio Ferreira dos Santos, Parque Roosevelt, divisa com o Fortunato (veja mapa abaixo).

Segundo a prefeitura, em nota distribuída à imprensa no dia da inauguração, a ciclovia passou a oferecer mobilidade urbana com mais segurança e sustentabilidade aos moradores daquela região. Ela possui dois quilômetros de extensão. Durante o processo de construção, foram retirados do local cerca de 1.300 toneladas de lixo. Foram aproximadamente 100 viagens de caminhões com as caçambas cheias de resíduos. De acordo com a Eixo- SP, antes da obra eram retirados do local cerca de 60 toneladas de lixo todos os meses.

O JCNET, em reportagens anteriores ao mês de outubro, passou diversas vezes pela rua Leôncio Ferreira dos Santos e não havia detectado lixão ali, sendo possível observar seu crescimento na quantidade e volume de resíduos nas últimas semanas.

Procurada pela reportagem nesta segunda-feira (4), a assessoria de imprensa da prefeitura informou que as equipes da Secretaria das Administrações Regionais (Sear) irão até o local para verificar a situação. A previsão é de que na manhã desta terça-feira (5) o  material depositado de forma irregular na área seja recolhido.

A Sear pede a colaboração dos moradores para que façam o descarte de inservíveis nos Ecopontos distribuídos pela cidade. Na região, a população pode fazer o direcionamento desse tipo de material no Ecoponto Santa Edwirges/Vânia Maria, que fica na Rua Francisco do Rego Carranca, quadra 1.