27 de dezembro de 2024
SAÚDE

Dezembro Laranja: um alerta para a saúde da sua pele


| Tempo de leitura: 3 min
Pixabay
É preciso usar protetor solar mesmo nos dias nublados

Prezado leitor,
O mês de dezembro não é apenas sinônimo de festas, comemorações , ele também marca o início do verão aqui no Brasil. Assim, com a chegada do sol mais intenso, é o momento ideal para lembrarmos do Dezembro Laranja, uma campanha que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele.

A exposição solar sem proteção e os raios UV podem causar danos à nossa pele, sendo o câncer de pele o mais grave deles.

A prevenção é a chave para evitar problemas no futuro e neste texto eu falo exatamente sobre este tema tão importante pra mim.  Vamos lá!

1. Use protetor solar no corpo e no rosto
O uso de protetor solar é fundamental para proteger sua pele dos danos causados pela exposição ao sol. Certifique-se de escolher um protetor solar de amplo espectro com FPS (Fator de Proteção Solar) adequado ao seu tipo de pele. Aplique-o generosamente em todas as áreas expostas, incluindo rosto, pescoço, braços e pernas.

É importante usar um para o rosto, cuja pele  é mais sensível e pode ter mais tendência à oleosidade, e um para o corpo. Na dúvida, peça ajuda ao seu médico dermatologista.

2. Reaplique o filtro solar ao longo do dia
Vamos esclarecer de uma vez por todas, aplicar o filtro solar uma vez ao dia não é suficiente, porque ele não dura o dia todo… a gente sua, escova os dentes e ele vai perdendo a eficácia. Por isso, é preciso reaplicar.

Se você se expõe muito ao sol, reaplique a cada duas horas ou mais frequentemente se estiver nadando ou suando. Lembre-se de que o suor e a água podem reduzir a eficácia do protetor solar. Se trabalha em um ambiente fechado, pode reaplicar uma ou duas vezes ao dia.

Caso esteja chovendo, frio ou nublado, ainda assim é preciso aplicar de novo, combinado?

3. Evite sair ao sol nos horários mais críticos
Os raios UV são mais intensos entre 10h e 16h. O melhor que você faz é evitar a exposição direta ao sol durante essas horas, se possível. Se precisar sair, use roupas de manga longa, chapéu de abas largas e óculos de sol para se proteger.

Também é importante não fazer esportes ao ar livre nesses horários. Além do sol forte, o risco de desidratação é bem maior.

4. Consulte um dermatologista
Ao menos duas vezes ao ano, é preciso visitar seu dermatologista. É este o médico mais indicado para monitorar a saúde da sua pele. Eles podem realizar exames de rotina e identificar qualquer sinal de alerta precoce de câncer de pele.

Quanto mais cedo um câncer de pele for diagnosticado, melhores são as chances de tratamento bem-sucedido.

O dermato também pode ajudar você com indicações de tratamentos e cremes e séruns para cuidar melhor da sua pele.

5. Conheça os sinais de alerta
Fique de olho em qualquer mudança na sua pele, como o aparecimento de novas manchas, pintas ou lesões que coçam, sangram ou mudam de tamanho, forma ou cor. Além disso, observe também as feridas que não cicatrizam. Esses podem ser sinais de câncer de pele e devem ser avaliados por um dermatologista o mais rápido possível.

A verdade é uma só: ficou na dúvida sobre uma pinta ou mancha, melhor ir ao médico.

O Dezembro Laranja nos lembra da importância de cuidar da nossa pele durante o verão, mas essas práticas devem ser seguidas ao longo de todo o ano. Ao tomar medidas preventivas e ter atenção aos sinais de alerta, você está investindo na sua saúde e na proteção da sua pele contra os danos causados pelo sol.

Compartilhe ainda esses cuidados com amigos e familiares para garantir que todo mundo está se cuidando.

Um grande abraço e até a próxima semana

Daniela Hueb

Médica, CRM-SP 96.027