18 de dezembro de 2025
166 ANOS

Corpo Musical da Polícia Militar é unidade mais antiga


| Tempo de leitura: 1 min
Secretaria de Segurança Pública/Divulgação
Corpo Musical da PM faz média de mil apresentações por ano

Sinônimo de orgulho para a instituição e encantamento a muita gente, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem 166 anos de história, sendo que suas bandas realizam, em média, mil apresentações por ano, reunindo público de cerca de meio milhão de pessoas, estima a corporação. Trata-se da unidade mais antiga da corporação.

O Corpo Musical da PM é composto por uma banda sinfônica, duas seções de banda, uma jazz band, um coro masculino e uma camerata, cujos integrantes foram homenageados no Dia do Músico, celebrado nacionalmente nesta quarta-feira (22).

"A música faz a união das pessoas. Através da sublime arte da música, nós procuramos levar a difusão cultural para a população, e, a partir daí, atrair a comunidade para conhecer um pouco mais do trabalho da Polícia Militar", afirma o major músico PM Jássen Feliciano, maestro e chefe da divisão musical.

Os músicos participam de projetos sociais de valorização policial-militar, interação com a comunidade e ensino da música, e atuam em hospitais, casas de repouso, orfanatos, escolas, comunidades, creches e teatros.