Estelionatários continuam tentando aplicar o golpe do falso advogado em Bauru. Desta vez, os criminosos estão abordando clientes de José Francisco Martins, advogado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm).
Nesta modalidade, os golpistas, por meio do site do Tribunal de Justiça (TJ), acessam causas - que não tramitam em segredo de Justiça - para descobrir dados sobre as partes envolvidas, como número do processo e nomes completos, bem como quem é o advogado que as defende na causa.
Depois, criam perfis falsos desses profissionais do Direito e contatam os clientes por aplicativo de mensagens - geralmente no WhatsApp -, solicitando o pagamento de taxas para a liberação de supostas quantias em dinheiro referentes a processos judiciais.
Por vezes, os criminosos se passam por secretárias desses advogados e fornecem um telefone para contato para que a pessoa possa confirmar, diretamente com o profissional, o pagamento da taxa. Contudo, o número que informam é de outro integrante do grupo criminoso, que se passa pelo jurista.
“Uma pessoa se passando por minha secretária está contatando clientes que possuem processos em andamento comigo. A pessoa utiliza o nome Me. Mariana Gonçalves. Não forneça qualquer tipo de informação pessoal. No caso de dúvida, entre em contato diretamente com o escritório, pelo telefone (14) 3879-6310, WhatsApp (14) 99126-0217, e-mail faleconosco@mmsc.adv.br. Verifique sempre se o número de contato pertence ao nosso escritório”, alertou José Francisco Martins em publicação no Facebook.
O advogado informou que também registrou boletim de ocorrência (BO) na Polícia Civil, denunciando os crimes de fraude e estelionato. As vítimas devem registrar BO pessoalmente na delegacia ou por meio da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br).