26 de julho de 2024
POLÍCIA

Dois suspeitos de roubos morrem após confronto com a Polícia Militar em Bauru

Por Larissa Bastos |
| Tempo de leitura: 3 min
larissa.bastos@jcnet.com.br
Larissa Bastos
Policiais militares da Força Tática da PM não ficaram feridos; ocorrência foi apresentada no Plantão Policial

Dois suspeitos de roubos morreram baleados após confronto com equipe da Polícia Militar (PM), na madrugada desta segunda-feira (13), na Vila Dutra, em Bauru. Segundo a versão da corporação registrada em boletim de ocorrência (BO), a dupla estava em um carro que havia sido roubado momentos antes e teria atirado contra a guarnição, que revidou. Agora, a cidade contabiliza seis mortes decorrentes de intervenções policiais em 2023, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP).

Consta em BO que, por volta das 0h, um padeiro de 19 anos estava parado com uma amiga na marginal da avenida Nações Norte, próximo à saída do Parque Roosevelt, quando dois indivíduos em um veículo se aproximaram e, sem dizer nada, deram coronhadas na cabeça do jovem e fugiram levando sua motocicleta Honda XRE 300 prata, seus dois capacetes e os celulares das vítimas.

Cerca de 15 minutos depois, um funcionário público de 27 anos, que estava conversando com sua namorada na calçada da marginal dessa mesma avenida, próximo à rodovia Marechal Rondon (SP-300), foi abordado por dois homens em uma Honda XRE prata. A dupla armada anunciou o assalto e, após dar uma coronhada na cabeça do rapaz, se evadiu em direção ao Centro levando seu Chevrolet Corsa prata, onde estavam seu celular e carteira.

Em seguida, ainda de acordo com o BO, uma equipe de Força Tática do 4.º Batalhão de Caçadores (4.º BC) foi informada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Bauru sobre os roubos e a descrição dos autores, sendo que um estaria usando camiseta vermelha e outro, moletom preto.

Após patrulhamento na área central da cidade, a guarnição iniciou deslocamento à região Noroeste, ainda com objetivo de encontrar os veículos roubados ou os criminosos. Mas, durante o percurso, se deparou com um Corsa prata ocupado por dois indivíduos na quadra 1 da alameda Bauru, na Vila Dutra.

Segundo o BO, antes mesmo da equipe abordar o veículo, foi surpreendida por disparos de arma de fogo em sua direção. Com isso, os três policiais militares desembarcaram da viatura já atirando em direção ao Corsa, revidando a agressão.

Terminado o confronto, os agentes narraram que se aproximaram do automóvel e viram que os ocupantes tinham sido alvejados. Eles acionaram socorro médico, contudo, foi constatado que os homens morreram no local. Os PMs não ficaram feridos.

O motorista baleado, de 21 anos, trajava blusa vermelha e tinha perfurações de arma de fogo no tórax, braço, antebraço, abdômen e cabeça. Aos pés dele, caído próximo aos pedais do veículo, foi encontrado um revólver calibre 38, com numeração raspada, contendo três munições intactas e duas deflagradas, além de uma garrucha também de calibre 38, sem numeração e marca, com uma munição picotada (não deflagrada).

Ainda de acordo com o BO, o passageiro, de 20 anos, tinha perfurações no tórax, abdômen, cabeça e rosto. Aos seus pés, no assoalho do carro, estava um revólver calibre 38, com numeração aparente, contendo seis munições intactas.

O Corsa apresentava várias marcas de tiros no parabrisa, lataria e partes internas. Durante o trabalho de perícia técnica, a equipe da Polícia Técnico-Científica constatou que duas dessas perfurações tinham características de terem partido do interior do carro para a parte externa, ou seja, de tiros efetuados pelos ocupantes. Na via, os peritos recolheram cápsulas deflagradas de munições dos calibres 40 e 762.

Além das armas de fogo dos suspeitos, os armamentos dos PMs - duas pistolas de calibre 40 com seus carregadores, de capacidade para 15 munições, vazios; e um fuzil calibre 762 municiado com 15 cartuchos íntegros - foram apreendidos pela Polícia Civil.

No interior do Corsa, também estavam quatro celulares, sendo um do dono do veículo, a carteira desta mesma vítima e um capacete, pertencente ao padeiro. Já por volta das 5h, a Honda XRE foi encontrada no Parque Jaraguá, periciada e devolvida.

A ocorrência foi registrada como roubo (exercido com emprego de arma de fogo e concurso de duas pessoas), homicídio decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio contra agente de segurança pública.

O envolvimento das vítimas fatais nos roubos e as circunstâncias das mortes serão investigados pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Bauru. A PM, como é de praxe, também deverá instaurar inquérito policial militar para apurar a conduta dos agentes envolvidos.