22 de dezembro de 2024
CULTURA

Parte das Obras de Mortari está na Galeria Municipal de Bauru


| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação/Arquivo
‘Walther Mortari: Percurso da Memória’; veja mais fotos no final

A exposição 'Walther Mortari: Percurso da Memória', será aberta nesta sexta-feira (10), às 20h, na Galeria Municipal Angelina W. Messenger, em homenagem ao artista que completaria 100 anos. A retrospectiva pretende mostrar uma pequena parte da sua produção, ao longo de quase sete décadas, com temática e técnicas usadas pelo artista em suas telas, gravuras e esculturas.

A Curadoria é da Profª. Drª. Cleide Santos Costa Biancardi, com total apoio dos profissionais da Pinacoteca Municipal, da família do artista e de colecionadores que cederam algumas telas e esculturas para a Exposição. O destaque especial são as obras da Via Sacra, doadas à Pinacoteca Municipal em abril de 2020, pela Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida de Bauru, onde estiveram desde que o artista as doou em 1982.

Esta será a primeira vez que as telas da Via Sacra de Mortari serão apresentadas ao público, após as medidas de salvaguarda realizadas pela Pinacoteca, quando foram identificadas necessidades específicas para cada tela: higienização, recuperação da camada pictórica, troca de moldura e chassi até a etapa final de emolduração de todas as obras.

Ao longo da trajetória Mortari ficou muito conhecido por suas pinturas sobre Bauru e sua história. A Curadoria da parte histórica é de responsabilidade de Fabiana Rocha, diretora da Divisão de Museus e Memória da Secretaria de Cultura de Bauru, que destaca que as obras "são um convite para refletirmos sobre a construção histórica de uma cidade, seus mitos, causos e passagens históricas em uma viagem no tempo, que provoca a sentirmos os ares e cores da Bauru de outros tempos." Dentre as obras históricas, sete telas são do acervo do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado).

O público terá oportunidade de conhecer as pinturas do artista em seu próprio estilo Impressionista e Modernista representado em suas Naturezas Morta, Retratos, Paisagens Urbanas, Paisagens Rurais, temas de Marinhas e Abstratos, além de algumas Gravuras e Esculturas. O artista também gostava de escrever e o fazia com frequência tendo publicado livros de Crônicas e Poesias.

A exposição poderá ser visitada até o dia 20 de janeiro de 2024. Todos os grupos contam com monitoria durante a visitação, sendo necessário o agendamento pelo link https://forms.gle/6Jsaqt1kQQN83Zmk8

Ao propor esta Retrospectiva da obra de Walther Mortari em 2023, ano de seu centenário de nascimento (em 22/09/1923), a cidade de Bauru presta uma merecida homenagem a um artista bauruense de nascimento, que aqui viveu e trabalhou toda vida. Seu legado, além do conjunto da obra artística de inegável valor, foi o exemplo de um cidadão inovador e pioneiro na criação das primeiras Escolas de Belas Artes em Bauru, que posteriormente deram origem às Faculdades de Artes Visuais e Design da cidade. O artista faleceu em Bauru, em 9/12/2014.

Fabiana Ferreira Rocha é especialista em História, Cultura e Poder (2017) e licenciada em História pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Desde 2018, é servidora da Secretaria de Cultura de Bauru, exercendo atualmente o cargo de direção da Divisão de Museus e Memória.

Dentre suas atividades museológicas, destacam-se a atuação como Assistente de Restauro no Projeto de Restauração e Conservação do Acervo da Pinacoteca Municipal de Bauru; também foi autora e coordenadora geral do projeto "Preservação e informatização do acervo museológico do Museu Ferroviário Regional de Bauru" premiado como primeiro colocado através do Edital Proac 19/2016 - Preservação de Acervos Museológicos.

Cleide Santos Costa Biancardi é professora doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualmente aposentada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp, câmpus de Bauru, onde lecionou Estética e História da Arte nos Cursos de Artes Visuais, Design e Arquitetura por cerca de 30 anos. Graduada em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Fundação Educacional de Bauru. Em 1990, ganhou Bolsa de Pesquisa da Fundação Calouste Gulbenkian de Portugal, onde realizou seu pós-doutorado em Portugal na área de História da Arte Luso-Brasileira do Período Barroco.

SERVIÇO
Exposição - 'Walther Mortari: Percurso da Memória'
Abertura - 10 de novembro, às 20h
Local - Galeria Municipal Angelina W. Messenberg - avenida Nações Unidas, 8-9 - Centro
Período da exposição - de 11 de novembro de 2023 a 20 de janeiro de 2024
De segunda a sexta das 9h às 17h (dias úteis) / sábado das 13h às 17h
Entrada gratuita
Classificação livre
Agendamento de grupos pelo formulário online, em https://forms.gle/6Jsaqt1kQQN83Zmk8
Informações - (14) 3232-1552.