No último mês, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis realizou mais uma etapa do percurso formativo dos visitantes e equipe técnica responsáveis pela execução do Programa Criança Feliz na cidade. Na oportunidade, o tema abordado na oficina foi 'Brincadeiras Vivas'.
O curso foi ministrado pela psicóloga Maria Inês de Oliveira Peters. Foram quatro horas de atividades com objetivo de oferecer formação, repertório e subsídios para a equipe de visitantes acerca das brincadeiras que estimulam o desenvolvimento da criança na primeira infância.
De acordo com secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, a oficina serve para que a equipe possa, durante as visitas domiciliares junto às famílias cadastradas no programa, aplicar o aprendizado e garantir o sucesso dos objetivos propostos.
O programa
Quem se interessar em participar do Programa Feliz em Penápolis pode se inscrever gratuitamente. É preciso estar gestante ou ter na família crianças até três anos, e ainda é exigido que o participante esteja inscrito no Cadastro Único do governo federal.
O desenvolvimento da ação se dá por meio de encontros, palestras e visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde; educação; assistência social; cultural e direitos humanos.
Durante as visitas é observada a relação da família com as crianças, o vínculo estabelecido entre eles, assim como o desenvolvimento dos pequenos. E também questões relacionadas às gestantes e suas famílias, a preparação para o nascimento, cuidados perinatais, colaboração para o exercício da parentalidade, entre outros assuntos.
Como se inscrever
Para se inscrever, o interessado deve procurar uma das unidades de Cras (Centro de Referência da Assistência Social). Um deles é o Yone Lacava Pereira – Planalto, localizado na rua Manoel Foz, 515, Vila Aparecida; o telefone para contato é (18) 3653-4893; o outro, Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim – Eldorado, que fica na rua Amazonas, 136, Vila América; o telefone para contato é (18) 3653-7291.
Outra opção é procurar diretamente a sede do programa Criança Feliz, que fica ao lado do Cras Eldorado. É preciso apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. Para outras informações está disponível o telefone (18) 3653-7291.