06 de janeiro de 2025
COLUNISTA

Programa de Castração da Agrosolo em parceria com a OAB Bauru é um sucesso

Por Thaís Viotto |
| Tempo de leitura: 2 min
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

A Coluna Animal dessa semana vem, novamente, apresentar os dados do maior programa de castração que tivemos em Bauru até hoje, que é o Programa de Castração da Agrosolo em parceria com a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru. Há 3 anos, inicou uma grande parceria entre a Agrosolo que é a maior loja física e virtual de Bauru e região no ramo pet e a Comissão de Proteção e Defesa Animal (CPDA OAB Bauru) em que a Agrosolo faz o pagamento das castrações às clinicas veterinárias conveniadas e a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) indica pessoas em situação de vulnerabilidade socio-economica e protetores de animais para que possam levar caninos e felinos para serem castrados. Esse programa de castração é considerado o maior ate hoje em Bauru porque ele é um programa continuo de castração, ou seja, ele acontece durante todo o ano.

Como sabemos, a castração é o método mais eficaz de controle populacional de cães e gatos, machos e femeas. Trata se um procedimento cirúrgico, feito somente em clínica veterinária, o animal toma anestesia geral e, portanto, não sente qualquer incomodo ou dor durante a cirurgia. Assim que ele acorda, o tutor do animal o busca e ele faz o pós operatório no conforto se sua casa, não sendo necessário faze-lo na clínica. Após alguns dias, o pet volta na clínica para que o veterinário possa retirar os pontos e avaliar se o pet está bem, recebendo alta da cirurgia.

O Programa de Castração da Agrosolo em parceria com a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru, desde que começou castrou quase 800 animais entre cães e gatos, machos e femeas. Ou seja, animais cujos crias que gerariam fatalmente teriam experiencias tristes e de maus tratos como abandono, fome, sede, doenças, crias indesejadas, e morreriam nas ruas as minguas, sem atendimento medico veterinário, diante da ausência de politicas publicas da Prefeitura de Bauru. Tudo isso considerando que o número de animais que nasce é superior ao numero de animais que são adotados por tutores responsáveis.

Assim como existe o Outubro Rosa para os seres humanos, temos também o Outubro Rosa para os pets, que é o mês da prevenção do câncer. E no caso dos pets, a ausência de castração nas femeas provoca o tumor de mama e a infecção do útero, a chamada piometra. No caso dos animais machos, o risco de tumores nos testículos e próstata é bem menor em animais que passaram pelas esterilizações. As vantagens de se castrar um pet são inúmeras: ficam mais caseiros, já que não sentem desejo de fugir para procriar, não cruzam, não pegam e não transmitem doenças sexualmente transmissíveis (DST), tem os riscos diminuídos de desenvolver tumores nas mamas, próstata e testículos. A Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB mais uma vez, em nome de sua presidente e dos oitenta membros agradece pela parceria com a Agrosolo.