16 de julho de 2024
SAÚDE

Alimentos ultraprocessados: qual é o real perigo

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min
Freepik
Alimentos ultraprocessados tendem a ser mais práticos, mas bem pouco saudáveis

Prezado leitor,
Comer bem, com equilíbrio e saúde, nem sempre é simples. Tem um mundo de tentação nos rodeando, como os alimentos ultraprocessados, que tendem a ser mais práticos, mas bem pouco saudáveis.

Neste texto, eu falo mais sobre o tema.

Vamos lá?

O que são alimentos ultraprocessados?
Alimentos ultraprocessados são os que passaram por múltiplos processos industriais, envolvendo a adição de aditivos químicos, conservantes, corantes e outros ingredientes para melhorar o sabor, textura, prazo de validade e aparência do produto.

Confira como é a classificação dos alimentos:

O perigo dos ultraprocessados é que são alimentos convenientes, prontos para consumo imediato e muitas vezes têm um baixo valor nutricional.

Por exemplo, um pacote de batatas fritas é rico em sódio, pobre em fibras e vitaminas — mas mais simples de comer do que fazer um refogado de legumes. O mesmo vale pra equiparação de sucos naturais e refrigerantes.

O perigo é que, na hora da pressa, as pessoas optem apenas pelos ultraprocessados.

Qual é o impacto dos ultraprocessados em nossa saúde?
Aqui estão alguns dos principais impactos negativos dos alimentos ultraprocessados na saúde:

É necessário riscar da nossa vida esse tipo de alimento?
Não é que você precise cortar pra sempre. De vez em quando, é natural sentir vontade e tudo bem comer. O importante é ter moderação e, na média, sempre preferir os mais saudáveis.

Comeu muita coisa ultraprocessada num dia? Pegue leve depois e opte pelos mais saudáveis.

Como ter uma alimentação mais saudável?
Em geral, é importante preparar mais seus alimentos do que abrir embalagens e comer rapidamente.

Por exemplo, quer comer um macarrão? O mais indicado é preparar o molho e cozinhar a massa, em vez de optar por macarrões instantâneos. Quer batata frita? Que tal cortar a batata e fazer na air fryer? Muito melhor que passar no fast food mais perto da sua casa.

É esse tipo de mentalidade que ajuda sua alimentação a ficar mais equilibrada. Além disso, na dúvida, consulte um profissional da nutrição e peça orientações.