Por ordem da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), desde o último dia 28, o serviço de transporte público intermunicipal entre Piratininga (13 quilômetros de Bauru) e Bauru, antes sob responsabilidade da Viação Adamantina Ltda (VAT), agora é operado integralmente pela Viação Piracicabana S/A (do grupo do Expresso de Prata).
Há cerca de dois anos, a Câmara de Piratininga, por meio dos vereadores Rafael Gasparello e José Miguel Pereira dos Santos, vinha atuando por meio de ofícios, reuniões públicas e outras tratativas com a Artesp para tentar solucionar problemas e irregularidades na prestação do serviço público.
O caso também vinha sendo acompanhado pelo Ministério Público (MP). Além de atrasos nos horários e quebras de veículos durante o trajeto, usuários relataram problemas como roda de ônibus que saiu na rodovia e viagens com porta do fundo quebrada aberta.
Após pressão da Câmara, MP e Artesp, no início deste ano, a Adamantina adquiriu veículos seminovos para colocar na linha e, em modo de compartilhamento, dividiu alguns horários com a Expresso de Prata. Porém, segundo a Câmara, com o fim desse período, problemas voltaram a ser registrados.
As novas reclamações foram feitas por usuários e encaminhadas pelos vereadores à Artesp e ao MP. A Artesp notificou a Viação Adamantina para paralisar a operação da linha e requisitou à Piracicabana S/A que assumisse o transporte de forma integral.