29 de novembro de 2024
ORGANIZAÇÃO

Como organizar e manter a prataria

Por Lísia Vargas |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Manutenção da prataria deve ser feita a cada 15 dias

Prata, é sempre uma polêmica, uns amam outros não querem nem ver na frente. Não podemos negar que são peças lindas, imponentes e muitas vezes carregam uma história.

Mas com alguns inconvenientes. Na vida de hoje, quem tem tempo para usar a prataria? Aquele trabalhão cada vez que quiser usar, aí você pensa: lavar, lustrar, lavar de novo, e desiste!

E para exibir na decoração e estar sempre linda, a manutenção deve ser feita a cada 15 dias no máximo. É muito trabalho para a vida corrida de hoje.

Dicas para a limpeza são inúmeras, o antigo polidor mais tradicional, a novidade do produto que dá brilho só lavando com a esponja e até a “receita” de fervura com papel alumínio.

Mas hoje vou compartilhar com vocês a maneira correta de se armazenar e organizar para que elas permaneçam com o brilho por mais tempo. Priorizando a utilização dessas lindas peças!

Temos dois principais fatores que influenciam diretamente na prata alterando a sua cor e brilho: A luz e o oxigênio!

Então para evitar, ou pelo menos atrasar esse processo, devemos protegê-la do ar e da luz.

Como? O ideal é embalar em sacos plásticos e/ou em sacos de feltro escuro.

Com os sacos plásticos é mais fácil e com custo menor, mas menor durabilidade.

As embalagens de feltro devem ser utilizadas para as baixelas, bandejas, “Rechauds”, todas as peças de muito pouco uso, você pode optar pelas capas prontas ou mandar fazer sob medida. Porém as embalagens devem ter alguma identificação do conteúdo, seja uma etiqueta ou uma foto da peça, isso agiliza muito na hora da busca.

E os faqueiros de prata? Funciona da mesma maneira.

Você deve protege-los do ar e da luz, e não precisará do polimento constante.

Existem várias opções de produtos para dar esta proteção aos talheres. Como os “Porta Faqueiro em Feltro”, que normalmente é composto de 12 rolos tendo a opção de ser organizados por pessoa ou por tipo de talher.

O modelo mais tradicional, são os rolos específicos para cada talher. Colher de sopa, garfo, faca, colher de sobremesa, garfo de sobremesa, faca de sobremesa, chá, café, talheres de servir e conchas. Cada qual com seu rolo composto de 12 espaços. Fica muito lindo, prático e sempre brilhando, pronto pra usar.

Se você usa seus talheres de prata com frequência, você pode optar por bandejas desenvolvidas especialmente para a medida de suas gavetas, de preferência de veludo ou couro. Além de lindo, é perfeito para a durabilidade das peças. Porém, por ser um produto personalizado seu custo é mais elevado, mas o trabalho final é incomparável!

Então, se você tem peças de prata, arregace as mãos, organize e embale com carinho e para que assim fique mais fácil de usá-las sempre que quiser!

Excelente sábado e uma semana cheia de paz!

Bjo!