Bauru e Jaú estão entre as dez cidades brasileiras mais preparadas para receber a Internet 5G. É o que revela o estudo Cidades Amigas do 5G, que mapeou os municípios com mais de 150 mil habitantes que mais trabalham para garantir a oferta e a expansão dos serviços de telecomunicações no País.
Bauru ficou na sétima colocação, sendo que, na edição de 2022, havia figurado na 45.ª posição. Já Jaú aparece em quinto lugar. A cidade não foi incluída no levantamento anterior. Agora, dos dez primeiros municípios, nove são paulistas, um avanço para o Estado em relação ao ano passado, quando apenas três cidades lideravam a lista dos "top" 10.
O 5G, aliás, já está disponível em 128 municípios do território estadual, que responde por uma a cada quatro localidades brasileiras com a tecnologia. Em primeiro lugar no ranking divulgado pela Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas do setor, está o município de Americana.
Na sequência, aparecem Jacareí, Pindamonhangaba, Indaiatuba, Jaú, Mogi Guaçu, Bauru, Porto Alegre, Itu e Araraquara. Ao todo, foram avaliados 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes.
No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) e a InvestSP, agência vinculada à pasta, lançaram o TecnoCidades, para conscientizar gestores municipais sobre a atualização da lei de antenas e promoção de outras ações para acelerar a chegada da tecnologia.
"São Paulo precisa ser referência em conectividade de alta performance, pois ela é fundamental para que possamos alavancar o setor produtivo em áreas urbanas e rurais ", afirma Jorge Lima, titular da SDE. A modernização das leis das antenas, que determinam onde novos dispositivos podem ser instalados, é fundamental para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura do 5G.
Para se ter uma ideia, no fim de 2022, apenas 61 cidades paulistas tinham atualizado a legislação. Agora, segundo a InvestSP, são 195, incluindo Bauru, que teve a atualização aprovada pela Câmara Municipal neste ano, e Jaú. "A internet 5G é essencial para que os municípios paulistas sejam competitivos e possam atrair cada vez mais investimentos e empregos", explica o diretor de projetos e inovação da InvestSP, Thiago Camargo.
O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, ressaltou que as leis atualizadas aceleram o processo de licenciamento e a instalação de antenas. "As cidades estão incentivando investimentos não só das operadoras, mas de todos os setores da economia ligados à conectividade", completa.