26 de dezembro de 2024
SAÚDE

Pele na primavera: quais cuidados precisam mudar?

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min
Pixabay
Primavera pede muito cuidado com hidratação e proteção contra o sol

Prezado leitor,
A primavera no Brasil, e na nossa Bauru, é quase um verão de tão quente. Com isso, os raios solares se intensificam e a gente precisa prestar mais atenção aos cuidados.

Nesta coluna, eu te mostro como cuidar da pele da melhor maneira, quais produtos e tratamentos são indicados.

Vem comigo!

Reforce o protetor solar
Mais do que nunca, o hábito de aplicar e reaplicar o protetor solar durante o dia precisa ser bem rígido, porque os raios UV são mais fortes e podem prejudicar a sua pele.

O que recomendo é usar filtros com FPS mais alto, acima de 30 ou 50 para todos os tipos de pele, não importa se você seja uma pessoa de pele morena, negra ou branca.

Além de usar no rosto e pescoço, aplique em todas as áreas expostas, como braços e pernas. Em geral, é necessário um filtro para o corpo e outro para o rosto. Para quem tem pele oleosa, a dica é usar um filtro com base aquosa, livre de óleo, assim a pele fica sequinha — seu dermatologista vai ajudar aqui.

Também é essencial que você reaplique o filtro. Além de passar logo pela manhã, vale reaplicar no fim da manhã e no meio da tarde. Agora, se você trabalha se expondo ao sol, a dica é aplicar sempre que começar a suar, combinado?

Muita água
Como está mais calor, a gente sua mais e precisa reforçar a hidratação. Lembre-se de que a quantidade precisa ser suficiente para que a urina saia numa cor mais clara.

Não se esqueça de estar sempre com uma garrafinha de água a tiracolo e jamais deixe pra beber apenas quando estiver com sede, sede é um dos primeiros sintomas da desidratação.

Cuidado com esportes em locais a céu aberto
Como os raios UV estão mais fortes, evite malhar em horários entre 10h e 16h, caso pratique esportes em locais descobertos.

E lembre-se de usar filtro solar inclusive quando estiver malhando.

Atenção à oleosidade
Com a chegada do calor, a pele pode ficar um pouco mais oleosa. Por isso, use sabonete apropriado a seu tipo de pele e lave o rosto com água fria sempre de manhã e à noite.

Evite, ainda, produtos que levem óleo na composição, sejam cremes, filtro solar ou maquiagens. As versões oil free são mais indicadas para o pessoal de pele oleosa.

Jamais durma de maquiagem, hein! Isso entope poros e faz ter um acréscimo de oleosidade.

Continue hidratando a pele
Tanto no corpo quanto no rosto, use hidratantes apropriados uma ou duas vezes ao dia. Assim, você reforça a barreira de proteção da pele.

Sempre bom lembrar: hidratação é a reposição de água e não tem nada a ver com oleosidade. Peles oleosas ainda precisam de hidratação, mas produtos em versão livre de óleo.

Use antioxidante no rosto
Antes de aplicar o filtro, passe um antioxidante recomendado pelo dermatologista. Assim, a proteção solar do filtro é reforçada e sua pele vai ganhando mais viço e o colágeno acaba sendo preservado.

Tratamentos para a primavera
Você pode seguir com a rotina de tratamentos proposta pelo seu dermatologista, sempre evitando exposição ao sol e usando muito filtro solar, mesmo que sejam lasers ou peelings. É por essa razão que conversar com o dermatologista é tão importante.

No calor alguns tratamentos podem ser reforçados, como:

Existem ainda muitas outras opções, vale a pena ouvir sua dermatologista. E aproveite a troca de estação para marcar com ela o quanto antes!

Não posso deixar de lembrar você de ter sempre uma alimentação leve, equilibrada e cheia de proteínas e vitaminas, que faz muita diferença pra saúde da pele no geral.

Boa primavera para você!

Um grande abraço e até a próxima semana!

Daniela Hueb

Médica, CRM-SP 96.027