Estudos indicam que em menos de 10 segundos formamos um julgamento inicial da pessoa com quem estamos interagindo ou observando. Tal dado mostra que somos seres visuais e, em poucas palavras, nossa imagem é a percepção que o outro tem de nós.
Pesquisas apontam que pessoas que se preocupam com a imagem que passam no ambiente de trabalho ganham mais do que as pessoas que não se preocupam. Observe que a questão aqui não é em relação à beleza, mas em relação a ter uma imagem bem cuidada.
Como gerenciar sua imagem
A imagem de uma pessoa existe em cinco dimensões. Já a percepção total que os outros têm de nós é a combinação dessas cinco dimensões da imagem. Elas se completam! Assim, todas as dimensões da imagem de uma pessoa devem estar alinhadas e comunicando a mesma mensagem. Esse é o segredo para transmitirmos credibilidade tanto na vida pessoal e profissional.
A primeira delas é uma dimensão interna e chamamos de autoimagem. Está relacionada com o julgamento que fazemos do nosso exterior e interior, como aparência, habilidades e comportamento.
> A autoimagem afeta diretamente como nos sentimos e a confiança que temos em nós mesmos. A segurança e a autoconfiança influenciam em tudo que fazemos, ajudam a projetar credibilidade e contribuem ou não para nosso sucesso pessoal e profissional.
A segunda dimensão da imagem pessoal está ligada ao que as pessoas (nossos clientes, fornecedores, amigos e familiares) pensam e falam a nosso respeito.
> É fundamental sabermos o que as pessoas de nossa confiança pensam e falam a nosso respeito, uma vez que a nossa reputação pode abrir ou fechar portas antes mesmo que as pessoas nos conheçam pessoalmente.
A terceira é a dimensão visual. Somos observados o tempo todo e nem percebemos.
> A escolha de cada peça e acessório, o cuidado com a aparência, a forma física, a postura e linguagem corporal influenciam o julgamento que os outros fazem.
> As pessoas buscam nos primeiros segundos de qualquer interação evidências visuais que falem a nosso respeito: sobre nossos valores, personalidade e estilo de vida.
A quarta dimensão é o que chamamos de imagem vivenciada e inclui nossos comportamentos, atitudes e habilidades de comunicação e relacionamento.
Já a quinta é a imagem comprovada. Na convivência, as pessoas esperam que tudo o que projetamos por meio das dimensões seja confirmado nas nossas ações.
Benefícios
Tome nota
O primeiro passo é definir qual imagem você gostaria de expressar. Reflita sobre as qualidades que você gostaria que fossem associadas a seu nome, principalmente àquelas que você sabe que o diferenciam dos outros profissionais da sua área, e faça delas sua marca.